O valor dos ovos vem apresentando uma queda significativa neste início de 2024, atingindo os patamares mais baixos desde janeiro de 2022. Segundo análises dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), essa tendência de baixa é decorrente do aumento da oferta do produto no mercado doméstico e da desaceleração nas vendas.
No que diz respeito às exportações, os envios brasileiros de ovos, abrangendo produtos in natura e processados, totalizaram 25,4 mil toneladas no ano passado. Essa cifra representa quase três vezes o volume comercializado em 2022, configurando-se como a mais alta em 11 anos, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
- Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui com desconto especial. O primeiro lote encerra em 30 de janeiro, não perca!
O expressivo aumento nas vendas externas é atribuído principalmente aos surtos de Influenza Aviária que afetaram plantéis comerciais em diversas nações, resultando na transferência de parte da demanda internacional para o Brasil. Este cenário, apesar de impulsionar as exportações, contribui para a pressão baixista nos preços domésticos dos ovos, evidenciando a complexa dinâmica do mercado.