Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção de ovos coloniais

Alternativa de renda para pequenos produtores será apresentada no Dia de Campo na TV, dia 09 de maio.

Redação AI 06/05/2003 – O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 09 de maio, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a “Produção de ovos coloniais: alternativa de renda para pequenos produtores”. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves acreditam que o ovo tem condições de ajudar o país a vencer a fome, já que é um dos alimentos mais completos do ponto de vista nutricional e com custo baixo. Cada brasileiro consumiu no ano passado, em média, 84 ovos, segundo o Anuário da Pecuária Brasileira 2002, quantidade considerada baixa diante dos padrões de consumo mundiais. Nos Estados Unidos, por exemplo, cada habitante consome 304 ovos por ano. Caso o consumo triplicasse no Brasil, muitos brasileiros superariam a desnutrição e milhares de produtores, entre eles os pequenos e médios que investem em ovos coloniais, seriam beneficiados com o aumento da produção.

A proposta de criação desenvolvida pela Embrapa, que permite que a aves fiquem soltas, requer pequeno investimento inicial e, mesmo sendo um modelo alternativo ao industrial, mantém as conquistas da avicultura moderna, como o controle sanitário. Entre as soluções desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa está o uso da cerca elétrica na contenção das aves.

A proposta de produção de ovos é complementada pela Poedeira Colonial Embrapa 051. A galinha oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. Uma galinha colonial comum põe cerca de 80 ovos durante o período de produção. Já a 051 atinge de 280 a 300 ovos. A Embrapa Suínos e Aves comercializou no ano passado 50 mil poedeiras, em lotes de 300 aves, beneficiando cerca de 200 produtores em nove estados brasileiros.