Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção de ovos da União Européia está em declínio

<p>O aumento do custo de produção, por causa das novas leis de bem estar das aves e cuidados com o meio ambiente, fizeram com que as estruturas de mercado e competitividade europeus mudassem, resultando em queda de produção.</p>

Redação (23/11/2007)- Foi-se a época que os ovos eram tidos como prejudiciais a saúde, afinal, hoje o produto é considerado um alimento saudável, rico em diversas proteínas, entre outras propriedades nutricionais. Esta é a mentalidade do povo europeu, entretanto, com o crescente número de leis ambientais e de bem estar animal, os custos de produção neste continente ficaram mais elevados, alterando as estruturas de comercialização e diminuindo a capacidade de produção e competitividade global.

 

Neste ano foi observado, na Europa, uma queda média de produção de 1,6%. Países como França e Espanha tiveram diminuição recorde. Tais fatos estão sendo ligados as novas normas de produção que entram em vigor em 2012, que incluem a troca do sistema de gaiolas na avicultura. Tal procedimento, que já vem sido feito por algumas industrias, diminui o número de aves dentro do aviário. Na Bélgica, muito produtores e fazendeiros já desistiram da produção.

 

A tendência de queda deve valer para os próximos anos. Atualmente a UE é auto-suficiente em sua produção, mas os números decrescentes devem atingir as importações e exportações da indústria avícola futuramente.