A produção da Capital do Ovo e a Família Kakimoto, do município de Bastos (SP), foram alguns dos destaques da reportagem sobre o ovo levada ao ar pelo programa dominical Domingo Espetacular, da Rede Record. O programa do último domingo, dia 25 de maio, dedicou nada menos que 29 minutos ao produto ovo, tempo valioso visto que o minuto na televisão brasileira é caríssimo.
A reportagem mostrou diversos aspectos do ovo na produção e na alimentação do brasileiro e, embora com muitos equívocos, ainda, sobre os mitos do colesterol e erros de informação sobre a produção do ovo, foi um importante espaço dado a uma das mais nobres proteínas existentes.
O avicultor e consultor Sérgio Kakimoto foi o produtor entrevistado pela reportagem da Record. Ao lado do pai Jonas e da irmã Lucy, Sérgio falou sobre o nível da produção da granja, localizada no município de Bastos, no Oeste Paulista. A cidade foi citada como núcleo de excelência do ovo no país, já que é a maior produtora de ovos do Brasil, com o espantoso número de produção de 16 milhões de unidades por dia, ou, 190 ovos por segundo.
Kakimoto também destacou o trabalho da família na produção de ovos, tradição que nasceu com o pai e hoje se estende aos filhos. Sérgio conta que a família começou no negócio na década de 1970. “De lá para cá, ele veio cultivando junto com a minha mãe, começando com 300 aves… e hoje nós temos esse plantel, de aproximadamente 1 milhão de aves.”
A repórter Suelen Silveira, que esteve em Bastos, também visitou outras granjas e destacou uma delas, bem moderna, com galpão climatizado, com controle de temperatura para os diversos climas, mantendo as aves estabilizadas para a boa produção.
Outro ponto da cadeia avícola empreendida pela Capital do Ovo foi a produção de ovo líquido, uma fábrica que quebra os ovos, pasteuriza-os e os envia para fornecedores da indústria de alimentos do Brasil.
Nos muitos minutos da reportagem especial, a Record mostrou também restaurantes especializados em ovos, entrevistas com nutricionistas e médicos, chefs de cozinha, que tiraram dúvidas frequentes dos consumidores, como o ponto ideal das claras em neve, como guardar os ovos na geladeira, como identificá-los como frescos ou velhos… dicas que potencializam as propriedades já saudáveis e positivas do ovo.
A reportagem pode ser assistida no link noticias.r7.com/videos.