Redação AI 07/01/2003 – Levantamento do IBGE – envolvendo apenas granjas de postura com plantel igual ou superior a 10 mil poedeiras – aponta que no terceiro trimestre de 2002 foram produzidas, no Brasil, 446,8 milhões de dúzias de ovos, volume 1,11% superior ao registrado pelo órgão para o mesmo trimestre de 2001. Com esse resultado, a produção acumulada em nove meses ficou em 1,332 bilhão de dúzias de ovos – cerca de 16 bilhões de unidades que projetam, para o ano, volume da ordem de 21,3 bilhões de unidade.
Se esse número se confirmar, a produção de ovos em 2002 terá aumentado pouco mais de 3% sobre os cerca de 20,6 bilhões de unidades estimados pelo IBGE para 2001. É provável, no entanto, que o índice de crescimento registrado tenha ficado em níveis inferiores, visto que o terceiro trimestre registrou expansão de apenas 0,24% sobre o trimestre anterior e, além disso, em setembro foi registrada a menor produção mensal do ano (menor, em termos relativos, que a de fevereiro, mês de 28 dias).
A queda observada em setembro correspondeu ao início do processo de redução da produção em função das dificuldades no abastecimento de milho, que se agravaram no trimestre final do ano. Isto faz supor que o volume produzido nos três últimos meses de 2002 tenha sido inferior ao dos três trimestres anteriores, hipótese fortalecida pelo fato de o setor ter obtido, no período, as melhores cotações de todos os tempos.