Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Proteína do ovo pode reduzir a pressão arterial

Segundo pesquisa canadense inédita, substância encontrada nos ovos fritos e cozidos pode reduzir potencialmente o risco de doenças cardiovasculares.

Redação (25/02/2009)- De acordo com um estudo canadense inédito, a proteína encontrada em ovos fritos e cozidos pode reduzir potencialmente o risco de doenças cardiovasculares. Tradicionalmente visto como "vilão", devido ao colesterol, o ovo era retirado do cardápio das pessoas com problemas no coração. Porém, a pesquisa feita pelo Journal of Agricultural and Food Chemistry, apontam para o inverso.

Segudo o estudo, as proteínas encontradas nos ovos podem ser convertidas em enzimas no estômago e intestino delgado, para produção de peptídeos com enzima conversora angiotensina (ACE) – de atividade inibidora.

ACE trabalha para inibir a conversão da angiotensina I para o potente vasoconstritor, angiotensina II, melhorando assim o fluxo sanguíneo e pressão arterial. "Nossos resultados mostram que a digestão de ovos cozidos aumentam o número dos peptídeos com enzima conversora angiotensina, o que implica na prevenção de doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão", divulgaram os pesquisadores canadenses. "Os resultados deste estudo provam, mais uma vez, a importância do ovo como alimento saudável".

O estudo é baseado exclusivamente na proteína do ovo, sendo desconsiderados a gordura e o óleo utilizado para fritá-lo.

Coma ovo- Cientistas britânicos divulgaram recentemente um estudo que qualifica o ovo como alimento fundamental para os humanos. Leia aqui.