Redação AI 28/05/2003 – De acordo com o economista da Fundação Getúlio Vargas/RJ, Mauro Lopes, uma pergunta importante na produção de ovos do Brasil hoje é: como evitar que ciclos de baixa tenham profundos e tão prolongados efeitos que causam tão drásticas perdas no nosso negócio? A resposta para tal pergunta vem da análise de um conjunto de outras questões que o produtor deve estar atento.
“Muitos produtores de ovos querem saber como adicionar valor de faturamento, crédito e preços estáveis ao seu negócio? Mas será que eles estão dispostos a resolver esses problemas?”, lança o economista. Segundo ele, o avicultor de postura precisa ter a capacidade de perspectiva de seu futuro. “Ou nós o fazemos, ou nosso futuro será decidido por alguém”, alerta. “Temos que alinhar a visão do setor, identificar anseios comuns e avançar pensando sempre nesses ciclos de altos e baixos que têm de ser suavizados, pois muita pouca gente é capaz de administrar renda tão variável quanto essa, nos picos da variação cíclica dos preços dos ovos”.
Veja como fazer a análise do negócio de ovos e prospectar o futuro, conforma as dicas do economista da FGV:
1) Geração e sinalização de informação estratégica que permite antecipar as condições de mercado? Quais as informações estratégicas que os produtores acreditam e seguem?
2) Criação de uma comunidade de produtores bem informados? Como uni-los em uma ação coletiva, alinhando a visão dos produtores que detêm as decisões estratégicas do negócio? Como fazê-los cooperar em direção a um posicionamento estratégico de defesa do negócio?
3) Redução do risco da atividade, para induzir maiores aportes de recurso através de financiamento, pois toda crise vem seguida de um corte drástico nos níveis de financiamento? Como aumentar o aporte de recursos de financiamento da atividade em X R$, com segurança aos emprestadores e tomadores?
4) Descoberta de oportunidades de negócios que contribuam para reduzir o ciclo de preços altos e baixos, com aumento da demanda, através de uma campanha de estímulo ao consumo? Quais os negócios que podemos alavancar, aumentando o faturamento do setor em R$ Y? Sem reduções drásticas de preços? Explorando novas atividades de negócio?