Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Se ovo fizesse mal, pintinho nascia infartado

Comer um ovo por dia faz bem à saúde, destaca o cardiologista Sérgio Puppin.

Redação AI 26/09/2002 – “Se ovo fizesse mal, pintinho nascia infartado”. Ironizando a polêmica sobre a ingestão de ovos e o aumento do colesterol, o médico cardiologista e nutrólogo Sérgio Puppin ministrará a palestra “Mitos e verdades sobre alimentação”, no Victory Business Hotel em Juiz de Fora, no dia 27 de setembro às 19 horas.

Segundo Puppin, no Brasil, morrem anualmente 400 mil pessoas de doenças cardiovasculares. Esse é o gancho principal de seu seminário que irá discutir questões sobre as doenças cardiovasculares, expostas no seu livro “Verdades e mitos nas doenças cardiovasculares”. A obra trata de vários tópicos que envolvem a problemática das “doenças coronarianas” de uma forma didática para leigos.

Partindo das leis que regem a boa saúde, o autor dá continuidade a um trabalho que desmistifica alimentos como o ovo, o chocolate e a manteiga. Conforme o cardiologista e nutrólogo, a grande maioria das pessoas pode e deve comer ovo sem medo. “O ovo é um alimento rico em nutrientes, fácil de preparar e bem acessível à maioria das pessoas”.

Suas pesquisas, baseadas em trabalhos científicos internacionais, revelam, dentre outras coisas, que o ovo, apesar de ser a maior fonte de colesterol, quando ingerido não interfere em quase nada nos níveis de colesterol do organismo. Isso acontece porque o corpo humano absorve muito pouco deste colesterol, cerca de 15%. Além do mais, o próprio ovo contém substâncias, como a colina, que controlam o colesterol no corpo humano.

Em seu consultório no Rio de Janeiro, Sérgio Puppin atende várias personalidades, dentre elas, os jogadores de futebol Romário e Edmundo, um dos maiores dentistas do Brasil, Olympio Faissol, e o repórter da Rádio Globo, Luís Mendes.

A palestra “Mitos e verdades sobre a alimentação” é uma promoção da Paraibuna Embalagens, do Centro Industrial de Juiz de Fora e da Universidade Estácio de Sá, conta ainda com o apoio do Victory Business Hotel, da Granja Planalto e da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig).

* Sérgio Puppin é formado pela Faculdade de Medicina UNIRIO, especialista em Cardiologia e Nutrologia. Membro da Academia de Ciências de Nova Iorque, professor do curso da Associação Brasileira de Medicina Biomolecular. Foi bolsista e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas, médico do Hospital Souza Aguiar (RJ) e médico do Instituto Nacional do Câncer (RJ).