A qualidade dos ovos produzidos em terras capixabas passa a ser avaliada. Durante a IV Semana Tecnológica do Agronegócio (STA) será realizado o I Concurso de Qualidade de Ovos no Espírito Santo. Inspirado no sucesso da tradicional competição realizada em Bastos (SP), a Coopeavi começa a fomentar mais qualidade na produção de seus cooperados.
A DET 6000 já faz parte do cotidiano na classificação dos ovos na Coopeavi. “Todos os lotes de ovos que chegam à Coopeavi são avaliados pelo equipamento. Com isso, faremos um banco de dados sobre a qualidade dos ovos produzidos na propriedade dos nossos cooperados e com essas informações definiremos um índice de qualidade Coopeavi”, explica Nielton Cézar Ton, médico veterinário e responsável técnico pelo Entreposto da cooperativa.
A tecnologia japonesa, adquirida com parceria com a Alltech, está na Coopeavi desde o segundo semestre do último ano. O dispositivo avalia a resistência do ovo e a espessura da casca, assim como, peso, cor da gema e altura do albume espesso (clara). O aparelho é o mesmo modelo utilizado no Concurso de Qualidade de Ovos, em Bastos (SP). A primeira edição da competição no ES será entre os cooperados da Coopeavi. “O objetivo é premiar os produtores que já realizam o manejo correto nas granjas”, afirma Ton.
O resultado do Concurso será anunciado no dia 15, último dia da STA, no Parque de Exposições, em Santa Teresa (ES). Todos os detalhes sobre o Concurso e evento podem ser conferidos no site www.sta.coop.br.
Sobre a Coopeavi – A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Fundada em 1964. Atualmente conta com aproximadamente 10 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores.