A tortilha achatada é quase igual à sua prima italiana, a frittata, mas é geralmente mais espessa e, portanto, mais rústica
Ingredientes
- 100 ml de azeite de oliva
- 400 g de batata descascada e cortada em cubos
- 2 cebolas-roxas grosseiramente picadas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 200 g de linguiça de porco picante sem pele
- 1 dente de alho amassado
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 6 ovos
Modo de Preparo
Aqueça dois terços do azeite de oliva em uma frigideira. Quando estiver quente, coloque a batata e cozinhe em fogo médio por 10 minutos. Adicione a cebola, salgue e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Enquanto isso, corte a linguiça em fatias. Acrescente a frigideira junto com o alho9 e a salsa. Misture com cuidado, para não esmagar as batatas, e cozinhe por mais 2 minutos. Despeje tudo em um prato e deixe esfriar ligeiramente. Limpe a frigideira com papel absorvente para deixa-la pronta para fritar as tortilhas.
Bata ligeiramente os ovos em uma tigela grande e tempere com sal e pimenta-do-reino. Aqueça o restante do azeite de oliva na frigideira. Usando uma colher, junte os ovos delicadamente, à mistura de batata já fria. Então despeje tudo na frigideira. Comece fritando em fogo médio, mexendo delicadamente a cada minuto com a lateral do garfo.
Quando os ovos estiverem meio cozidos, pare de mexer e mantenha em fogo baixo por 2 a 3 minutos, até que a parte inferior da tortilha esteja quase frita. Deslize-a para um prato, levemente untado com azeite, então vire a tortilha e devolva a frigideira para cozinhar por mais 2 minutos, a fim de que os dois lados estejam igualmente cozidos e o meio da tortilha, ainda macio.
Transfira a tortilha para um prato ou travessa e sirva-a inteira ou cortada em fatias. Vai muito bem se servida quente, morna ou temperatura ambiente, mas nunca gelada.