A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP promoveu em Pirassununga na última sexta-feira o II Dia do Ovo. O objetivo do evento é levar informação sobre os benefícios do consumo de ovos. O evento contou com a participação e apoio da Ovos Brasil.
De acordo com Ricardo Albuquerque, coordenador do evento, o encontro é realizado para quebrar mitos, mostrar as potencialidades do ovo e a importância da cadeia produtiva da avicultura de postura para o agronegócio brasileiro. “A população está carente de uma alimentação saudável e equilibrada e o ovo é um alimento que vem ao encontro desta demanda”, explicou.
O Médico Veterinário e produtor Sérgio Kakimoto realizou uma apresentação na qual ele expôs toda a potencialidade de preparo do ovo. “A utilização do ovo na culinária está em franca evolução e buscamos sempre valorizá-lo e mostrar como sua utilização pode ser altamente refinada”, disse. Kakimoto citou alguns pratos como, por exemplo, linguiça de ovo, bolo de ovo, omelete afrodisíaco ou com verduras. “As potencialidades são enormes e eventos como este nos abrem as possibilidades de receitas e também de abordar os benefícios do consumo de ovos “, disse.
Na sequência o professor da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, Lúcio Araújo, abordou as crendices e realidades envolvendo o consumo de ovos. “O ovo havia sido condenado como um alimento saudável devido a equívocos e desconhecimento, porém, com a realização de novas pesquisas a ciência já identificou os benefícios do consumo de ovos”, disse.
Segundo ele, um dos maiores erros foi a relação do ovo com o aumento do colesterol. “O ovo realmente contém uma quantidade significativa de colesterol, porém, somente uma pequena parte é absorvida pelo organismo humano”, disse. “E também é importante lembrar que o colesterol é muito importante para a saúde humana e sem ele não sobrevivemos”, disse.
Ele afirmou que o colesterol auxilia nas estruturas das células animais, formam as lipoproteínas, compõe os hormônios sexuais, participa na formação de vitamina D, etc. “Para a saúde humana é muito mais importante realizarmos uma dieta rica em fibras, praticar exercícios, controlar o peso corporal e evitar as gorduras trans”, destacou. “A culpa de problemas cardíacos e aumento do colesterol com certeza não é do ovo. Não consumimos ovo por que ‘faz mal’ mas comemos batata frita, bolos, hambúrguer, salgadinhos industrializados, etc. As gorduras trans contidas nestes alimentos causam um efeito muito mais significativo a saúde humana, como aumento do colesterol, do que o consumo de ovo, que é uma excelente fonte de nutrientes, de proteínas, ácidos graxos insaturados, fonte de colina (memória) e de luteína e zeaxantina (visão)”, explicou Lúcio Araújo, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da USP.
A Nutricionista Yara Castro esteve presente e abordou as últimas pesquisas envolvendo o consumo de ovos. “Dezenas de estudos científicos são realizados e reconhecem o ovo como benéfico à saúde humana”, disse. “Hoje, podemos afirmar com segurança que não há relação alguma entre o consumo de ovos e o aumento de doenças cardiovasculares e do colesterol”, disse.
Yara Castro ainda apresentou outras vantagens para o consumo de ovos. “O ovo é excelente para a perda de peso, pois gera maior saciedade e aumenta a concentração de luteína e zeaxantina”, destacou.
José Roberto Bottura, Diretor Executivo da Ovos Brasil apresentou durante o encontro o trabalho que vem sendo realizado para a promoção do consumo de ovos. “Este trabalho de marketing e comunicação tem se mostrado altamente eficiente e estamos conseguindo muito espaço na mídia e em eventos nos quais estamos mostrando os benefícios do consumo de ovos”, disse.
A Gerente de Produtos PUFA, da Uniquímica, presente ao evento, destacou que a realização do evento oferece a população o conhecimento real sobre os ovos, com a apresentação das últimas pesquisas e trabalhos científicos envolvendo o seu consumo. “É excelente para a desmistificação do ovo e para que, enfim, ele se torne um aliado da boa saúde para a população”, disse Sonia Bazan, da Uniquímica.
A grande maioria presente ao evento era estudante da própria Faculdade. Para Priscila Prado, foi uma surpresa conhecer todos os benefícios do consumo de ovos. “E além disso poder ver toda a diversidade de pratos que podem ser preparados a base de ovos foi uma grande experiência”, disse.
Já Guilherme Gomes, estudante, já conhecia sobre os benefícios do consumo de ovos, porém, a grande variedade de pratos e potencialidades do ingrediente na culinária foi uma surpresa. “É incrível como podemos utilizá-lo e enriquecer os pratos no nosso dia a dia”, disse.
Daniel Magalhães, também estudante, destacou a importância de que as informações apresentadas no evento também cheguem à população. “É muito importante que a sociedade tenha conhecimento sobre os benefícios do consumo de ovos e como ele pode fazer bem à saúde humana”, disse.