Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

A causa da meningite em leitões

Pesquisador holandês afirma que leitões são contaminados quando são misturados à suínos mais velhos, após o desmame.

A causa da meningite em leitões

Contaminação por cepas nocivas de S.suis raramente ocorrem imediatamente após o nascimento dos leitões, revelou um estudo da Universidade de Utrecht, na Holanda. Ao contrário do que se pensava, são os suínos mais velhos que infectam os jovens. Aparentemente, a maior fonte de infecção é o contato dos leitões com os mais velhos após o desmame.

Bas Swildens estudou o streptococcus suis (S.), a bactéria que pode causar surto de meningite em leitões. Seu estudo fornece uma série de recomendações úteis que podem ser utilizadas no combate da S.suis. O objetivo é livrar completamente as explorações suinícolas das cepas prejudiciais.

Para conduzir sua pesquisa, Swildens avaliou as características do vpirus através de um teste simples (Polimerase-Chain-Reaction, PCR, como é usado na prática. Utilizando o PCR em amostras das amigdalas, ele foi capaz de identificar 65% dos portadores da doença. Cm testes ais completos, ele foi capaz de detectar 80% dos portadores. O resultado mostrou menos de 4% de casos negativos.

Swildens também mostrou que, além de infecção pulmonar, a contaminação por S.suis através do intestino apresenta graves riscos após o período de desmame. Durante esse período, a barreira intestinal dos leitões (que protege o corpo contra invasores indesejados através dos alimentos) é mais suscetível à infecção devido à mudanças na alimentação das crias e os efeitos do estresse.

* Tradução Suinocultura Industrial