Redação (29/01/2009)- A catarinense Agriness, empresa de tecnologia para o setor suinocultor, firmou uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS) para desenvolver uma ferramenta na internet que permitirá a captação e análise de dados da oferta e demanda de carne suína no Brasil. O objetivo é organizar as informações existentes com base no Levantamento Sistemático da Produção e Abate de Suínos (LSPS), metodologia de previsão e acompanhamento de dados desenvolvida pela parceria Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e ABIPECS, em operação desde 2005.
O LSPS Web acompanhará o desenvolvimento do mercado suinocultor com estimativas da oferta de animais para abate e produção em toneladas de carne suína para consumo e processamento, considerando dados de matrizes alojadas, animais produzidos por matriz e peso médio de carcaça. Tanto a coleta quando a análise dos dados será realizada sobre uma plataforma web, totalmente segura, auditada e administrada pela própria ABIPECS.
“A Agriness agrega tecnologia de ponta ao processo de levantamento de informações da produção de suínos, juntamente à expertise da equipe, que gerencia mais de 35% das matrizes do Brasil. O mercado será beneficiado com uma ferramenta que trará informações atualizadas com maior precisão”, afirma Eduardo Hoff, um dos coordenadores do projeto da Agriness. Para o diretor de mercado interno da ABIPECS, Jurandi Soares Machado, a iniciativa é mais um passo no processo de entendimento da relação oferta x demanda da carne suína do país, o que certamente promoverá uma melhora na definição de preço desta commodity. “Sabemos que o mercado precisa de informações de qualidade e com disponibilidade, por isso estamos apostando nesta ferramenta e nesta parceria”, conclui Jurandi.
Agriness, Abipecs e Embrapa firmam parceria e criam a "Internet" da carne suína
Ferramenta permitirá a captação e análise de dados da oferta e demanda do produto no Brasil.