Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroecologia mobiliza os debates em Porto Alegre

<p>Mais de mil pessoas já se inscreveram para participar do VIII Seminário Internacional e IX Seminário Estadual no RS.</p>

Redação (19/11/2007)- Mais de mil pessoas já se inscreveram para participar do VIII Seminário Internacional e IX Seminário Estadual sobre Agroecologia, que acontecem de terça à quinta-feira (20 a 22/11), na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre . As inscrições pela internet estão encerradas. Conforme os organizadores já estão inscritos participantes de mais de 20 estados brasileiros.

O tema central neste ano será “Sociedade, ambiente e impactos: construindo caminhos”. O objetivo é promover a discussão das relações de conflito entre sociedade e ambiente, destacando a agroecologia na busca da sustentabilidade ambiental no Planeta. Para tanto, as palestras estão divididas em quatro pilares: Impactos e tecnologia, mudanças climáticas, formação sócio-ambiental, e agrobiodiversidade e cultura.

"Agroecologia e soberania alimentar: uma questão em debate": este será o tema da palestra de abertura dos Seminários. A conferência será ministrada por Luiz Carlos Pinheiro Machado, professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Entre os palestrantes estão Sebastião Pinheiro, da Ufrgs; Afrânio Almir Righes, da Unifra; Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira, da UFSM; Luiz Renato D´Agostini, da UFSC; Ludwig Buckup, da Ufrgs, Flávio Lewgoy, da Agapan; Maria José Lopez Espinosa, da Espanha; Luiz Eduardo Cheida, da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná; Francisco Zacan Paz, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde; e Jairo Restrepo Rivera, da Colômbia.

Também participam Fernanda Fagundes, da Emater/RS-Ascar; Eli Lino de Jesus, da UFPR-Litoral; Roberto Tormes Machado, do Centro Agroecológico Vale do Rio Uruguai, em parceria com Nelson Dias Diehl, do Núcleo de Ecologia Guayí, e de Ricardo Lopes Machado, das cooperativas Coadil e Coocampo, ambos do RS.

A palestra de encerramento será feita por Bernardo Reyes Ortíz, coordenador da área de Ecologia Política e Relações Internacionais do Instituto de Ecologia Política do Chile, e abordará sobre A pegada ecológica e o significado da sustentabilidade.

O evento é uma marca importante do Rio Grande do Sul, pois tem em sua caminhada de nove anos de história, oportunizando a reflexão sobre temas relevantes para a construção de uma sociedade e de uma agricultura com sustentabilidade, em todas as suas dimensões, assim como o intercâmbio de saberes entre técnicos, agricultores, pesquisadores e público em geral, comenta um dos organizadores dos eventos e técnico da Emater/RS-Ascar, Dulphe Pinheiro Machado.

Os Seminários iniciam às 8h do dia 20, com entrega de materiais aos inscritos, e a solenidade de abertura às 9h, e encerram no dia 22, às 16h e 30min.