Da Redação 20/05/2005 – O acordo atingiu amplamente os objetivos propostos para o primeiro ano de trabalho, demonstrando eficiência para a indústria, e auxiliando na formação dos alunos graduandos e pós-graduandos (nas áreas de veterinária e zootecnia, entre outras) da UFSM.
Em um ano, crescimento de cerca de 400% nas análises de aminoácidos totais e/ou digestíveis. Este é o resultado mais evidente da parceria entre CEAN (Centro de Apoio Nutricional, da Adisseo Brasil) e o Lamic (Laboratório de Análises Micotoxicológicas), coordenado pelo Prof. Titular Dr. Carlos Augusto Mallmann e administrado pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (FATEC-RS) e ligada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A parceria, que completou o primeiro aniversário em abril de 2005, já permitiu a realização de cerca de 5 mil análises de aminoácidos totais e/ou digestíveis. No período anterior (abril/2002 a abril/2003) foram realizadas aproximadamente 1.200 análises desse tipo.
“O crescimento recorde do número das análises de aminoácidos totais e/ou digestíveis, que são realizadas com exclusividade por nós no Brasil, não significa apenas que havia uma demanda reprimida”, comenta Márcio L. Ceccantini, gerente de desenvolvimento técnico América do Sul da Adisseo. “Mostra que aumentou o reconhecimento por parte dos clientes da necessidade de se realizar esse tipo de trabalho, que traz praticidade e precisão para o mercado de nutrição animal”, completa.
Além disso, nesse primeiro ano, a parceria permitiu a UFSM reforçar a especialização dos alunos graduandos e pós-graduandos, trazendo novas tecnologias e cursos a universidade. Isso foi consolidado na realização de trabalhos de análises de aminoácidos para pesquisas, e cursos como o “SAPIA Laboratório” realizado na UFSM, que reuniu profissionais, estudantes, e pesquisadores especializados na área de análises de ração de vários estados do Brasil, e inclusive da Argentina.
Apoio a ações de responsabilidade social, como promoção de atividades nas áreas ambientais, e culturais (patrocínio de um livro), também foram possíveis graças à parceria.
Histórico
O acordo entre o CEAN e o Lamic foi firmado em abril de 2004 por meio da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Sul (Fatec/RS), que coordena as atividades de pesquisa e de desenvolvimento de tecnologia da universidade.
Com o acordo, o CEAN vem efetivando a transferência de tecnologia ao Lamic de suas análises de vitaminas em ingredientes para nutrição animal, mantendo sempre a independência, a confidencialidade, a qualidade e o compromisso com seus trabalhos a clientes, inclusive por meio da abertura de uma filial da Adisseo no município de Santa Maria.
O que é o CEAN
O CEAN, Centro de Apoio Nutricional, oferece desde 1997 suporte técnico e analítico de aminoácidos e vitaminas aos clientes da Adisseo.
O que é o LAMIC
O Laboratório de Análises Micotoxicológicas possui reconhecimento internacional pela sua precisão no que tange a análise de micotoxinas, com utilização de equipamentos modernos e tecnologia de ponta como a robótica de extração das micotoxinas em fase sólida. O Lamic é o maior laboratório brasileiro credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para análises de micotoxinas. Recentemente, o Lamic recebeu a certificação ISO 17025 do Inmetro, tornando-se o único Laboratório de micotoxinas no Brasil com esta certificação, e único também na área de alimentos.