Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Argentina estuda doenças suínas

Grupo de cientistas argentinos estuda associação de circovirose suína tipo 2 (PCV2) a outros vírus.

Argentina estuda doenças suínas

Um grupo de cientistas argentinos estudou as possíveis semelhanças entre várias doenças multifatoriais de suínos.

A circovirose suína tipo 2 (PCV2) é considerada uma das doenças mais importantes emergentes na produção. A PCV2 foi associada a diferentes síndromes, como a de Dermatite e Nefropatia Supina (PNDS) e a Síndrome Multissistêmica pós-desmame (PMWS).

Eles também encontraram outros agente infecciosos associados à PCV2, como o vírus de Aujeszky (ADV), Parvovírus Suíno (PPV), Sindrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRSV) e o Actinobacillus pleuropneumoniae (App).

A interação da PCV2 com a patogênese dessas doenças ainda não foi determinada. O objetivo desse estudo foi realizar um exame histopatológico (onde um fragmento do tecido é examinado) para detectar as lesões causadas pelas doenças juntamente com o PCV2 para o abate dos animais.

A presença de anticorpos contra o PVV2, ADV, PPV, App e Bucella foi encontrado em amostras de 92 suínos do mesmo estabelecimento, os quais passaram pelo teste da placa de aglutinação (BPA) e teste de aglutinação em tubo (SAT e 2-ME).

As lesões anatômicas e histológicas são compatíveis aos diagnósticos de PNDS. Os cientistas constataram que 88% dos animais com anti-PCV2 sugerem uma infecção não-ativa enquanto 2% dos animais desenvolveram a infecção.

Quando ao ADV e Brucella, não se constatou a relação destes com PCV2.

A alta quantidade de anticorpos contra App foi a mesma para PCV2, o que sugere uma possível associação entre essas duas doenças. O grupo vai realizar estudos específicos para determinar essa possibilidade.

* Tradução Suinocultura Industrial