Pesquisadores chineses afirmaram que o colágeno encontrado em frangos pode melhorar a artrite reumatóide sem efeitos colaterais signficativos.
Segundo o líder do estudo da Universidade de Medicina de Anhui, Wei Fei (China), foi realizada uma pesquisa randomizada, controlando a fase clínica III da doença utilizando o colágeno tipo II, extraído da cartilagem do peito de frango.
O estudo envolveu 503 pacientes com artrite reumatóide. Um grupo recebeu colágeno e outro um anti-reumático à base de Metotrexato por 12 semanas. Os pesquisadores verificaram que as cápsulas de colágeno melhoraram significativamente a função articular, com menos efeitos adversos do que aqueles que fizeram tratamento com metotrexato.
“Nós mostramos que o colágeno tipo II do frango é uma alternativa terapêutica promissora e pode ser usado como suplemento nutricional contra a artrite reumatóide”, disse Wei em um comunicado.
Os pesquisadores sugerem que o colágeno de frango, tomado via oral, ao longo do tempo, pode construir uma tolerância que ajuda a reduzir a atividade da artrite. A doença é causada pela perda de cartilagem, tecido elástico e compostos de colágeno produzidos pelo próprio corpo para lubrificar as articulções.
A pesquisa foi publicada em Arthritis Research and Therapy.
* Tradução Avicultura Industrial