Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China levará sêmen suíno para o espaço

<p>Experimento vai analisar animais surgidos em fecundação fora da terra.</p>

Redação SI 18/07/2005 – Astronautas chineses levarão amostras de esperma de porco para a análise de possíveis mutações genéticas no espaço no próximo vôo tripulado realizado pelo país. Conforme notícias publicadas hoje pela imprensa oficial chinesa, o evento está marcado para outubro deste ano.

O objetivo do experimento será examinar as mudanças que os espermatozóides sofrem após quatro ou cinco dias no espaço e depois usar o esperma para fecundar um óvulo. Os cientistas querem ver se os animais surgidos deste experimento apresentam ou não características especiais.

A experiência pode servir para verificar que efeitos podem ter a concepção de um animal no espaço, tendo em conta que o código genético dos porcos é um dos mais similares ao dos seres humanos. O experimento, primeiro deste tipo no país, será conduzido pela Academia de Gado de Chongqing, que decidiu com a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China transportar 40 gramas de esperma na nave espacial Shenzhou 6a.

Os porcos escolhidos para o experimento pertencem ao tipo rongchang, um dos mais apreciados pelos criadores de gado chineses devido à qualidade de sua carne, também exportada. O projeto custará US$ 240 mil , segundo o diretor da academia de Chongqing, Wang Jinyong.

Esta é a primeira vez que a China realiza um experimento deste tipo com animais, mas o país já enviou em lançamentos espaciais anteriores plantas, sementes, arroz e outras cargas similares para estudar as mudanças que a matéria orgânica sofre no espaço.