Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Combustível renovável do futuro?

<p>O futuro das energias renováveis pode estar em dejetos suínos, de acordo com uma empresa que atua no ramo ambiental, a Green Energy UK.</p>

Redação (15/08/2008)- As energias renováveis normalmente trazem a imagem de turbinas eólicas e painéis solares, mas os geradores de eletricidade da Green Energy UK, do Reino Unido, obtém energia renovável a partir de gases extraídos de aterros sanitários, madeira não utilizável entre outros materiais vegetais, além da utilização de dejetos de suíno, de acordo com o que foi mostrado em uma feira de investimento (Fair Investment).

"A reciclagem dos resíduos como este em energia indicam o menor uso de combustíveis fósseis necessários para gerar eletricidade. Essa é

uma boa notícia para o governo britânico, que deve contribuir ainda mais para atingir os objetivos da UE na redução das emissões de carbono e de aumento da utilização das energias renováveis até 2020", afirma representante da empresa.

A Green Energy UK tem distribuído geradores por todo Reino Unido, buscando remover os resíduos nocivos ao meio ambiente para a produção da energia limpa. Um exemplo seria uma granja suína em Aberdeenshire. Os dejetos dos animais são tratados através de um biodigestor que separa os  materiais biodegradáveis para a produção de biogás. O biogás é queimado e transformado em energia elétrica.

A empresa explica que qualquer material orgânico pode ser transformado na produção de biogás, o que torna a maioria dos aterros sanitários, fonte de energia limpa. "A atividade promove a qualidade de vida das pessoas, além de preservar a natureza, ajudando as gerações futuras", afirma Doug Stewart, diretor executivo da empresa. "Vai levar algum tempo, mas a produção de energia limpa a partir do lixo orgânico é totalmente viável dentro do Reino Unido. O país tem recursos suficientes para executar o procedimento a partir de fontes renováveis de energia".