Redação (12/06/07) – O Complexo de Pesquisa e Diagnóstico em Sanidade e Genética Animal da Embrapa Suínos e Aves será inaugurado na sexta-feira. A cerimônia é um dos pontos principais do aniversário de 32 anos da Unidade, a única da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Santa Catarina. "Neste momento em que o Estado foi reconhecido como área livre de febre aftosa pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), o complexo dará uma contribuição importante na manutenção desse status", afirmou o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Elsio Figueiredo.
A Embrapa Suínos e Aves foi criada em Concórdia, no Meio-Oeste de Santa Catarina, no dia 13 de junho de 1975, pelo então ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli. Nos primeiros três anos, a Unidade se dedicou somente à pesquisa com suínos. Em 1978, incorporou a pesquisa em aves. De lá para cá, a Embrapa Suínos e Aves já disponibilizou mais de 400 tecnologias. Entre elas está a vacina contra a rinite atrófica, a tabela de alimentos para a formulação de rações para suínos e aves, o suíno light, o frango colonial 041, o granulômetro, o misturador de rações e diversas soluções que ajudaram principalmente os pequenos produtores de suínos e aves.
A estrutura de dignóstico e pesquisa em sanidade animal criada pela Embrapa nas últimas três décadas foi sendo aperfeiçoada aos poucos. A partir de 2006, ganhou a condição de complexo de pesquisa e diagnóstico em sanidade de suínos e aves. Iniciou ainda a implantação dos sistemas de qualidade, como a ISO/IEC 17.025 e as Boas Práticas de Laboratório, que descrevem normas para garantir a qualidade dos ensaios laboratoriais e atendem às comprovações exigidas pelo mercado internacional.
O complexo é formado pelos laboratórios de Histopatologia, Virologia, Bacteriologia, Parasitologia, Reprodução e Genética Molecular. Em 2007 foi criado o laboratório de Influenza Aviária e Newcastle para ampliar a rede de diagnóstico do Ministério da Agricultura, a partir das medidas sugeridas pelo Plano Nacional de Sanidade Avícola. Ele fará o diagnóstico de doenças causadas por agentes biológicos da classe de risco três, como é o caso do vírus da Influenza Aviária. Será ainda um importante instrumento na pesquisa de doenças que ameaçam a avicultura nacional.
O complexo conta também com estruturas de apoio, como prédios para infectório, isolamento, necropsia e biotério. Outra área complementar é a de suínos, aves e ovos SPF, que fornece para a pesquisa animais livres de doenças. Faz parte também do complexo o Centro de Diagnóstico em Saúde Animal (CEDISA), que passou por uma ampla reforma em 2006 e será entregue oficialmente também na sexta. Criado nos anos 90 a partir de um acordo entre o Ministério da Agricultura, governo de Santa Catarina, agroindústrias e suinocultores, o CEDISA nasceu com a intenção de aprimorar o monitoramento sanitário dos rebanhos de aves e suínos. Com o passar do tempo, ganhou em importância e hoje é responsável pela realização de 50% dos diagnósticos do rebanho brasileiro de suínos.
Reunião do CAE e Quiosque RH
A programação da festa de aniversário será completada com outros dois eventos. Um deles é a reunião do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Suínos e Aves, formado por representantes das cadeias produtivas de suínos e aves. Durante a reunião, os membros analisarão o programa de pesquisa da Unidade e farão sugestões para os próximos meses. À tarde, a partir das 14h15m, o CAE promove uma audiência pública na Unidade para ampliar a discussão em torno da atuação da Unidade. O presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Zoé Silveira D”Ávila, é um dos membros do CAE que confirmou presença na reunião de sexta-feira.
Já às 8h da manhã será feita a inauguração do Quiosque RH. O quiosque é uma sala com computadores ligados à internet que pretende facilitar a vida dos empregados da Unidade que trabalham nas granjas de suínos e aves. No quiosque eles terão a oportunidade de acessar serviços e produtos relacionados à área de gestão de pessoas da Embrapa. "Esse é mais um passo que damos em termos de inclusão digital dentro da Unidade", explicou o chefe-adjunto de Administração, Dirceu Benelli. O diretor-executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho, que também é o supervisor da Embrapa Suínos e Aves, estará presente na inauguração do Quiosque RH.