Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

"Contrato de integração de suínos"

Diretor-executivo da ABCS defende mestrado na UNB que aborda relação agroindústria-suinocultor.

"Contrato de integração de suínos"

Na última quarta-feira, 24 de fevereiro, a Universidade de Brasília (UnB) concedeu o título de “Mestre em Agronegócio” para o médico-veterinário e diretor-executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Fabiano Coser. O estudo, intitulado “Contrato de integração de suínos: formatos, conteúdos e deficiências da estrutura de governança predominante na suinocultura brasileira”, analisou a constituição dos contratos agroindustriais de integração de suínos, descreveu como são negociados os parâmetros técnicos, econômicos, de gestão do risco e de equilíbrio distributivo e também relacionou os possíveis impactos nos contratos de integração de suínos provocados por alterações no ambiente institucional e organizacional.

Fabiano ainda apresentou que apesar da eficiência técnica e econômica, os contratos de integração de suínos ainda são considerados pouco equitativos, e refletem uma relação de hierarquia das indústrias sobre os produtores de suínos, com pouca possibilidade de diálogo e nenhum mecanismo de solução de controvérsias que não a justiça. Para Josemar Xavier de Medeiros, coordenador do grupo de estudos e pesquisas sobre a competitividade no agronegócio e orientador da pesquisa, a tese é um marco nos estudos dos contratos na suinocultura. “São escassos os trabalhos realizados sobre o sistema de integração e regime contratual. É o primeiro a aprofundar o tema e apresentar aspectos econômicos entre integrados e integradoras”, afirma. Maria Júlia Pantoja, co-orientadora do estudo e doutora em psicologia organizacional, explicou que a metodologia empregada permitiu criar categorias a partir da análise das literaturas, dos documentos consultados e também das verbalizações dos entrevistados. “O Fabiano conseguiu agregar valor na medida em que constituiu um estudo exploratório e uma pesquisa minuciosa. Ele confrontou informações, encontrou pontos de convergência e divergência que geraram uma análise crítica no material” conta.

Josemar ainda ressalta as qualidades do orientando, que segundo ele, foram essenciais para a criação e conclusão da tese. “O Fabiano é médico-veterinário com profundo conhecimento da área de suínos desde o manejo à sanidade e durante a tese, se revelou um pesquisador muito dedicado e competente. Agora, irá acrescentar aos seus conhecimentos toda essa abordagem econômica para entender o agronegócio”, finaliza.

Também estiveram presentes na banca examinadora Dr. Daniel Amin Ferraz, diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DENACOOP), que atuou como examinador externo, e o professor José Márcio Carvalho, do Departamento de Administração da UnB, como examinador interno.
Para Fabiano, o trabalho representa um avanço no estudo das relações contratuais, sobretudo pela representatividade da amostra da pesquisa de campo. “Conseguimos entrevistar não só produtores e especialistas no assunto, como a própria agroindústria, o que engrandeceu o estudo por permitir ouvir todos os lados dessa relação de negócio tão importante para a cadeia produtiva de suínos”, enfatiza o autor.