Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dejetos de animais geram energia em São Gabriel

<p>O destino dos dejetos e rejeitos de animais em uma criação deve ser uma preocupação presente na mente dos produtores rurais.</p>

Redação (10/07/06) – Os resíduos agropecuários expostos a céu aberto são um dos grandes responsáveis pela poluição de lençóis freáticos, além de liberar gás metano na atmosfera, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa. Prioritariamente, os dejetos devem ser usados como adubo orgânico, mas quando isso não for possível, é preciso encontrar outras saídas que não ofereçam riscos de poluição ambiental.

Uma possibilidade é a utilização dos dejetos para produção de energia, tema apresentado na edição de hoje do programa MS Rural, da TV Morena. A equipe visitou São Gabriel do Oeste para mostrar como a instalação de biodigestores em criações de suínos está contribuindo com o meio ambiente e proporcionando aos produtores uma fonte alternativa de energia.

Biodigestores

O gás resultante da digestão anaeróbia dos dejetos (biogás) pode ser utilizado na produção de energia. Utilizando o processo de produção de gás com lona de PVC colocada sobre o depósito de dejetos, há uma redução do custo de implantação, redução dos níveis de patógenos e do poder poluente, redução de odores e substituição de combustíveis como lenha, GLP e energia elétrica. Os biodigestores de PVC foram considerados pela ONU um mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) pela retenção do gás metano (vinte e uma vezes mais prejudicial à camada de ozônio do que o dióxido de carbono), que deixa de ser liberado a céu aberto. A utilização do biogás pode proporcionar, por exemplo, o aquecimento de aviários, banheiros e instalações para suínos.

A implantação de um biodigestor deve ser acompanhada por técnicos capacitados, buscando sempre os equipamentos adequados a cada propriedade, a fim de evitar problemas como a aquisição de um biodigestor que produz biogás em quantidade insuficiente ou gastar dinheiro em excesso, caso o biodigestor possua dimensões superiores às apropriadas.