Redação (21/08/2008)- Uma novo e moderno sistema de sinalização para ferrovias será instalado ao longo de cerca de 600 km em linha dupla na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e no pátio ferroviário do Porto de Tubarão. O projeto é uma parceria da Vale com a americana GE Transportation, unidade da General Electric Company e consiste na substituição da tecnologia dos chamados relés, por microprocessadores instalados ao longo da linha que permitem o controle da malha ferroviária por meio do Centro de Controle Operacional da Vitória a Minas.
Isso significa que o controle da sinalização da ferrovia deixa de ser analógico para tornar-se digital. Além disso, a iniciativa possibilitará à ferrovia realizar, no futuro, novas mudanças necessárias ao aumento de capacidade, de forma mais simplificada.
O gerente geral de desenvolvimento e serviços técnicos ferroviários da Vale, Luiz Fernando Landeiro, afirma que a parceria com a GE é de fundamental importância para garantir a continuidade do transporte de cargas de forma segura e eficiente. De acordo com o diretor de serviços da GE – Transportation Latin América, Rogério Mendonça este é um sistema de última geração, que permitirá à ferrovia atingir ganhos significativos de eficiência no transporte, de forma segura e com a redução na distância de operação entre os trens, além de suportar o aumento de demanda futura da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
O projeto teve início em março deste ano. A previsão é que todo o sistema seja concluído até 2010.