Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa avalia estiagem no Rio Grande do Sul

Esse ano, ao longo de janeiro, apenas as regiões leste e nordeste apresentaram excedentes de chuva e as demais tiveram chuvas abaixo do volume esperado.

Redação (30/01/2009)- A Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, acompanha as oscilações dos ciclos da estiagem durante o verão no Rio Grande do Sul. De acordo com o Sistema de Monitoramento Agrometeorológico (Agritempo), nas regiões centro e sudeste do estado a estiagem agrícola atingiu 55 dias.

O laboratório de Agrometeorologia da Embrapa pesquisa soluções para a região de clima temperado. “Esse ano, ao longo de janeiro, apenas as regiões leste e nordeste apresentaram excedentes de chuva e as demais tiveram chuvas abaixo do volume esperado”, explica o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Ivan Rodrigues de Almeida.

Almeida ressalta que não há sinal claro de influência do fenômeno climático El Nio ou La Nia nesta safra, e por isso a quantidade e distribuição regional das chuvas fica mais irregular. Assim, destaca a vantagem do cultivo de arroz irrigado, que apesar do longo período de estiagem, ainda não apresenta a produção prejudicada na maioria das regiões e continua sendo, no momento, a cultura com a melhor situação. As recentes chuvas na região norte do estado também contribuíram para as lavouras de soja. Já a do milho foi prejudicada pela estiagem e as do fumo, pelas chuvas de granizo.

       Pesquisas – A Embrapa Clima Temperado é responsável pelo aperfeiçoamento das culturas e realização dos zoneamentos agroclimatológicos de diversas fruteiras de clima temperado como pêssego, nectarina, pêra e citros, além de arroz irrigado, eucalipto e mamona.  “Os estudos podem contribuir para a redução de riscos na agricultura e servem como subsídio para o Governo Federal estabelecer políticas públicas relacionadas, inclusive, ao crédito e ao seguro rural”, explica o pesquisador.