Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa faz pesquisa sobre informática junto a cooperativas

O levantamento visa identificar quais são as principais necessidades em Tecnologia da Informação (TI) para o setor e, posteriormente, difundir a tecnologia disponível no mercado aos potenciais usuários.

Redação (22/01/2009)- Dois mil questionários foram enviados para as cooperativas agropecuárias, na primeira fase de uma pesquisa realizada pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O levantamento visa identificar quais são as principais necessidades em Tecnologia da Informação (TI) para o setor e, posteriormente, difundir a tecnologia disponível no mercado aos potenciais usuários. Os dados apurados vão compor o Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio.

A pesquisa é focada na aplicação de tecnologia da informação (TI) no agronegócio brasileiro, junto aos órgãos representativos dos produtores rurais, como cooperativas, associações, sindicatos e federações. Para participar da pesquisa, é preciso preencher o questionário impresso e enviá-lo, pelo correio, até 20 de fevereiro de 2009. A postagem da correspondência já foi paga pela Embrapa e eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 3211-5799 ou pelo correio eletrônico [email protected].

A coordenadora do projeto Cássia Isabel Costa Mendes informa que todas as cooperativas que responderem o questionário terão acesso a uma publicação com os produtos e serviços da Embrapa, tanto na área de TI como em outros segmentos do agronegócio, além da lista de empresas que desenvolvem software para o setor agropecuário e seus principais produtos. Os resultados dos questionários serão consolidados em um relatório que ficará à disposição das empresas desenvolvedoras de software.

 O Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio já identificou mais de 400 produtos disponíveis para o setor, como software de bases de dados e sistemas de informação, aplicativos para gerenciamento e controle de rebanhos e para gestão administrativa e controle agropecuário, entre outros. Além de analisar o mercado de software agropecuário nacional, o projeto busca construir cenários sobre adoção de TI na agricultura e priorizar ações de pesquisa e desenvolvimento nessa área.