O pesquisador Gilberto Schmidt, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi confirmado como novo coordenador do Labex-Coreia, na Coreia do Sul, pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Embrapa.
Primeiramente, Schmidt atuará na SRI, em Brasília/DF, no mês de outubro, para então assumir sua função no Labex-Coreia em novembro. Na Coreia do Sul, ele desenvolverá pesquisas de melhoramento genético em suínos e aves e atuará em articulações de projetos entre as Unidades da Embrapa e a instituição parceira coreana Rural Development Administration (RDA) pelos próximos dois anos.
Graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Gilberto Schmidt tem mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade de São Paulo, doutorado em Melhoramento Genético Animal pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pelo Center For Food And Animal Research de Ottawa, Canadá. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em genética e produção de aves.
O que são os Labex – Os laboratórios virtuais da Embrapa no exterior foram criados em 1997, como um “programa de treinamento de pesquisadores em tecnologia de ponta ou temática em centros internacionais de P&D e o desenvolvimento de pesquisas prioritárias para a Embrapa em parceria com cientistas estrangeiros”.
Hoje a empresa tem laboratórios virtuais nos Estados Unidos, Europa (Inglaterra e França), além do Labex-Coreia, criado em 2009. Esta é a primeira experiência na Ásia e tem sido considerada um piloto na definição da instalação e funcionamento de futuros Labex em países asiáticos. O Labex-Coreia fica em Suwon, cidade de 1,1 milhão de habitantes a cerca de 30 quilômetros da capital, Seul.