Redação (24/09/2008)- Os vencedores do Prêmio Embrapa de Reportagem 2008 receberam troféu e R$ 20 mil durante a solenidade de abertura do Ciência para Vida, 6ª Exposição de Tecnologia Agropecuária, nesta terça-feira (23). Com a participação de jornalistas brasileiros e estrangeiros, o tema do concurso foi Os desafios da pesquisa agropecuária frente às mudanças climáticas.
O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana, disse que o objetivo do concurso é reconhecer trabalhos jornalísticos que tornam acessíveis ao público informações levantadas pela pesquisa agropecuária. Crestana salientou o trabalho desenvolvido pela Embrapa, que já investiu 99,6% do orçamento de 2008. “Com auxílio da pesquisa agropecuária, estamos cumprindo a meta do governo de fornecer alimentação a todo brasileiro três vezes ao dia”, afirmou.
Impresso – Na categoria Impresso, a reportagem Ciência refaz o mapa da agricultura, de Cibelle Bouças e Daniela Chiaretti, do jornal Valor Econômico, foi a vencedora. O texto aborda a preocupação com os efeitos do aquecimento global na agricultura e aponta soluções, como a busca de produtos resistentes às alterações do clima.
Internet – A reportagem escolhida pelos jurados foi Os efeitos do aquecimento global na agricultura brasileira, de Dylan Della Pasqua e equipe, da Agência Safras. Trata-se de um painel sobre as condições do Brasil para enfrentar as mudanças climáticas, as novas práticas e os rumos da pesquisa agropecuária.
Rádio – A matéria Brasil, celeiro do mundo, de Tacyana Arce e equipe, da rádio UFMG Educativa, foi a ganhadora da categoria. Em série de cinco reportagens, contextualizou os problemas ambientais que afetam a atividade agrícola. Os especialistas entrevistados apresentaram propostas para reduzir os impactos das mudanças climáticas na agricultura.
TV – A vencedora foi a reportagem A Ciência da Multiplicação, de Eliane Camolesi e equipe, da Globo News. Exibida no programa Espaço Aberto Ciência e Tecnologia, a matéria aponta caminhos para mitigar crise de alimentos no mundo, com tendências de se agravar com os efeitos do aquecimento global.
Homenagem especial – A jornalista Ana Amélia Lemos, do Grupo RBS, recebeu homenagem em reconhecimento ao desempenho da profissional e do veículo na divulgação de resultados alcançados pela pesquisa agropecuária.