Um veículo movido somente a energia solar pode soar como uma tecnologia futurística distante da realidade – afinal, recursos como painéis solares parecem impraticáveis nos carros aos quais estamos acostumados. Mas uma empresa holandesa acaba de provar que essa possibilidade não está tão longe assim da vida real.
Batizado de Stella, o automóvel criado pela companhia NXP Semiconductors tem formato de gota e é o primeiro veículo tamanho família a funcionar completamente com a luz do Sol. Desenvolvido em parceira com alunos da Universidade de Tecnologia Eindhoven, da Holanda, o carro tem quatro lugares e produz duas vezes mais energia do que consome.
Apresentado recentemente, o veículo agora viaja ao longo da costa de Sacramento e São Francisco. Ele é capaz de fazer pouco mais de 800 km com uma só carga.
E o combustível alternativo não é a única novidade do carro, de acordo com o site Digital Trends. Ele também traz avanços na comunicação entre veículos. O “carro conectado” consegue trocar informações com os automóveis à frente, permitindo calcular a velocidade mais eficiente para o tráfego ideal.