Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Epamig comemora seus 34 anos

<p>São anos de pesquisa para desenvolvimento de tecnologias que melhoram a qualidade dos alimentos e impulsionam o crescimento de Minas e do Brasil.</p>

Redação (25/07/2008)- No próximo dia 06 de agosto a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Geraia (EPAMIG) completará 34 anos. Para marcar a data, a direção e os funcionários da empresa realizarão, no auditório da sede (bairro Cidade Nova, Belo Horizonte), uma cerimônia que homenageará um dos precursores da EPAMIG, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, e um pesquisador da empresa, que representará os empregados.

A EPAMIG, desde 1974, desenvolve pesquisas que visam novas tecnologias para a melhoria da qualidade dos alimentos, o bem estar da sociedade e o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais. Atualmente a empresa conta com 10 Programas de Pesquisa que abrangem essas áreas. 

A empresa tem sede em Belo Horizonte, cinco Centros Tecnológicos (Sul de Minas, Norte, Triângulo e Alto Paranaíba, Zona da Mata e Centro-Oeste), 22 Fazendas Experimentais, três Núcleos Tecnológicos (Batata e Morango, em Pouso Alegre; Uva e Vinho, em Caldas e Azeitona e Azeite, em Maria da Fé), uma Estação Experimental, em Pouso Alegre, além do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora, e do Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo, em Pitangui.

A EPAMIG é referência nacional em diversas áreas de pesquisa, dentre elas: produção de azeitona e azeite, uvas e vinhos finos; produção de leite e derivados, gado F1 e agroenergia. É, também, referência na América Latina quando se refere a laticínios. E, para aproximar mais os produtores rurais, principalmente os pequenos, das novas tecnologias, a EPAMIG criou o Programa Microrregional de Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária (Prodesag). É através deste programa que a EPAMIG está reestruturando e revitalizando as fazendas experimentais existentes e implantando novas unidades em regiões onde a empresa ainda não atua.

OS PROGRAMAS DE PESQUISA DA EPAMIG

Cafeicultura: Desenvolve pesquisas para aumentar a produtividade, qualidade e competitividade do café mineiro. Com o objetivo de gerar tecnologias e adaptar as existentes à realidade do produtor, o Programa visa a melhoria contínua da qualidade dos grãos e do produto final.

Olericultura: Desenvolve tecnologias poupadoras de insumos e não-agressoras ao meio ambiente, para o agronegócio de olerícolas em Minas. O Programa promove o conhecimento técnico sobre a gestão e o processo produtivo da olericultura para a exploração sustentável.

Fruticultura: Fomenta a fruticultura em Minas Gerais, visando a auto-suficiência e a exportação de frutas de qualidade. O Programa objetiva a geração e adaptação de tecnologias competitivas para os setores produtivos de frutíferas, típicas de regiões temperadas subtropicais e tropicais.

Aqüicultura: As pesquisas desenvolvidas neste Programa geram conhecimento e tecnologias que elevam a produtividade e qualidade dos produtos da Aqüicultura no estado, com destaque para a piscicultura, definindo sistemas intensivos de produção, adequados a peixes nativos e exóticos.

Silvicultura e meio ambiente: O Programa tem como foco a qualidade ambiental, os recursos naturais e a recomposição de matas e nascentes, com o objetivo de proporcionar condições para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da economia.

Floricultura: Este Programa abrange o desenvolvimento e a difusão de tecnologias para o cultivo de flores e plantas ornamentais de qualidade, com custo de produção competitivo. Tem como objetivo dar suporte tecnológico ao segmento de floricultura, através das pesquisas realizadas.

Agroenergia: Incentiva investimentos em pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia que contribuem para a produção sustentável da agricultura de energia, visando a competitividade do agronegócio brasileiro e mineiro e dando suporte às políticas públicas.

Produção em bovinos: Gera tecnologias para ampliação do agronegócio em Minas e desenvolve projetos em melhoramento de cana-de-açúcar, pastagem e benefício genético de bovinos. O Programa gera e adapta tecnologias na área animal, com resultados relevantes para o estado.

Grandes culturas: Objetiva promover a geração, adaptação e adoção de novas tecnologias, o aumento de produtividade e qualidade e a redução de custos em grandes culturas como arroz, soja, entre outras, visando também a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

Processamento agroindustrial: Pesquisa melhorias na qualidade dos produtos agroindustriais em Minas Gerais e estimula o  desenvolvimento de novos produtos, atendendo às necessidades do consumidor e atuando efetivamente em áreas como viticultura e laticínios.

PRODUTOS TECNOLÓGICOS

O Informe Agropecuário é uma publicação técnico-científica da EPAMIG, para a difusão das tecnologias geradas ou adaptadas pelos seus programas de pesquisa.

Cada edição é dedicada aos aspectos de uma cultura ou atividade agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio em Minas Gerais e no Brasil.

Esse trabalho favorece o intercâmbio de informações e a constante atualização de produtores rurais, técnicos, estudantes e professores de ciências agrárias sobre novas tecnologias e manejos mais adequados e produtivos.

Além do Informe Agropecuário, a EPAMIG publica boletins técnicos e a série Documentos. A empresa também comercializa os seguintes produtos e serviços:

•Mudas diversas e sementes (arroz, feijão, café, milho, mamona, girassol, pinhão manso e trigo).

•Matrizes e reprodutores da raça Gir e Holandês e novilhas, vacas e bezerros mestiços.

•Alevinos de tilápia.

•Limpeza de grãos após colheita e limpeza e classificação de sementes.

•Curso de leite e derivados e de aperfeiçoamento em técnicas de laticínios.

•Análises laboratoriais: bromatologia, fitopatologia e nematologia; qualidade de café, solos, planta e água, fertilizantes, corretivos e folhas.