Os estudos conduzidos pelo gerente de Serviços Técnicos da Agroceres PIC Génétiporc, Daniel Linhares, discutem questões relacionadas a desafios em produtividade e ao vírus da PRRS. O especialista ainda coordena o Brazilian Symposium, uma das atividades pré-congresso do Leman Swine Conference
O médico veterinário Daniel Linhares, gerente de Serviços Técnicos da Agroceres PIC Génétiporc, teve quatro trabalhos científicos aceitos para apresentação em formato pôster no Allen D. Leman Swine Conference, hoje o principal congresso mundial de Ciência suinícola. Os estudos se relacionam a questões ligadas principalmente a desafios em produtividade e ao vírus da Porcine Reproductive and Respiratory Syndrome (PRRS), enfermidade de alto impacto econômico na suinocultura dos Estados Unidos. “Integrar a sessão de pôsteres do Leman Swine Conference significa ter reconhecido o valor científico de sua pesquisa; estou muito feliz com o aceite de meus trabalhos e por poder contribuir com o desenvolvimento da Ciência suinícola”, afirma Linhares.
Os quatro estudos selecionados pela comissão científica do Allen D. Leman Swine Conference foram: “Frequency of PRRSv detection by PCR in the last positive test before herd was considered stable”; “Frequency of abortions per week as indicator of PRRSv infection”; “Effect of dam and sire’s estimated breeding value (EBV) on total born per litter” e “Statistical process control methods to analyze changes in productivity”.
O Allen D. Leman Swine Conference é organizado pelo College Medicine Veterinary, da Universidade de Minnesota, Estados Unidos. Criado em 1974, se transformou no principal palco internacional para discussões científicas relacionadas à suinocultura. Aborda questões ligadas à sanidade, nutrição, produção e a uma série de outros aspectos da produção suinícola. A edição deste ano ocorre nos dias 15 e 16 de setembro em Saint Paul, capital do estado de Minnesota, com um pré-congresso ocorrendo nos dias 13 e 14 setembro.
Entre as atividades programadas para o período de pré-congresso, está a terceira edição do Brazilian Symposium. Organizado por Linhares, que obteve seu título de PhD na Universidade de Minnesota, o evento traz como tema: “Atualização em Biossegurança e Rastreabilidade de Doenças”. Programado para o dia 13 de setembro, o simpósio irá reunir especialistas tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos. “Ocorrências como as de PED e PRRS podem nos ensinar muito sobre biossegurança, inclusive apontando onde estão as oportunidades que nos permitam melhorar todo o sistema preventivo e minimizar os riscos de carreamento de agentes patogênicos para as granjas. Este é o foco central do que iremos discutir dentro deste simpósio”, explica o gerente de Serviços Técnicos da Agroceres PIC Génétiporc.
Allen D. Leman
A Swine Conference foi criada em 1974 por Allen D. Leman, na época participante do programa de pós-graduação em veterinária da Universidade de Minnesota, e por Jim Hanson, diretor do College of Veterinary Medicine da própria universidade. A conferência, que começou em uma pequena sala, tinha o objetivo de difundir informações científicas e discutir questões técnicas de relevância para a suinocultura. Com o passar dos anos, o evento ganhou projeção internacional. Em 1986 Leman deixou a universidade, falecendo seis anos depois. Em homenagem a seu criador e incentivador, a conferência passou a carregar o seu nome, passando deste então a se chamar Allen D. Leman Swine Conference.