Da América do Sul à América do Norte, nesta temporada a Expedição Safra Gazeta do Povo, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), desembarca também na Europa, com incursões na Alemanha, França e Holanda. O trabalho de campo ainda vai percorrer as regiões produtoras do Brasil, Paraguai, Argentina e Estados Unidos, onde uma equipe de sete pessoas inicia hoje um tour de uma semana pelo cinturão do milho, o chamado Corn Belt.
No ciclo atual, o levantamento técnico-jornalístico vai discutir a cadeia produtiva do setor sob a temática da sustentabilidade. “Vamos abordar e discutir um novo e necessário processo de expansão, pautado não tanto pelo aumento de área, mas principalmente pela tecnologia, que permite ganhos de produtividade, eficiência e redução de custos na atividade”, explica Giovani Ferreira, no Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo/RPC.
No Brasil, a exemplo dos anos anteriores, entre outros objetivos, a pretensão é estatística. A partir da análise e discussão das principais variáveis, a Gazeta do Povo faz a projeção da safra 2010/11, com dados sobre área, produção e produtividade do país, por estado e região. Na incursão por outros países, a Expedição parte em busca de um contraponto, de informações que influenciam oferta e demanda, competitividade, cotações e o mercado mundial.
Robson Mafioletti, analista da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), que integra a equipe nos EUA, destaca que, com a intensificação da colheita, o momento é decisivo na definição da safra norte-americana. “Não restam dúvidas de que os norte-americanos terão uma grande produção, mas o milho pode não ser recorde, como inicialmente estimado. Já a soja, a grande surpresa, caminha para uma supersafra”. O último número do USDA, o departamento de Agricultura do país, projeta uma safra de 94,8 milhões de toneladas para a oleaginosa e de 334,3 milhões de toneladas para o cereal.
Para Fabrício Monteiro, da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), que também acompanha o percurso no Corn Belt, a produção de milho menor do que a estimada, apesar de ainda ser a segunda maior da história, preocupa os EUA, que além de destinar 1/3 do cereal para produção de etanol, ampliam suas exportações neste ano devido á seca que provocou quebra de safra na Europa. Por outro lado, destaca Monteiro, pelo menos por enquanto a conjuntura sustenta cotações em alta no mercado interno e internacional.
Lançamento – O lançamento oficial da Expedição Safra 2010/11 será no próximo dia 19, em Curitiba, com a participação de representantes da cadeia produtiva de todo o país. Nessa data as equipe de campo também iniciam o roteiro nacional, a começar pela Região Sul . Até meados de novembro, os técnicos e jornalistas devem percorrer ainda o Centro-Oeste, Sudeste e Centro-Norte do país, visitando 12 estados.