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Logística

Extensão ferroviária

Senadora pede pressa na integração ferroviária de MT. Obra viabilizará transporte de produtos de origem animal.

Serys Slhessarenko (PT-MT) pediu à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que acelere os estudos com vistas a assegurar a ligação ferroviária de Rondonópolis (MT) com Cuiabá. A senadora disse que, no início deste mês, quando esteve na capital mato-grossense, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, avaliou positivamente a possibilidade de inclusão dessa obra na segunda fase do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento).

A chegada da ferrovia a Cuiabá, de acordo com Serys, significará “uma redenção” não somente para a capital, mas para todos os municípios que compõem a região metropolitana, “há muito tempo com suas economias em dificuldades”. A ligação, segundo ela, tem grande importância logística, porque facilitará o transporte de cargas de petróleo e derivados até Cuiabá e viabilizará a coleta de açúcar, álcool e produtos de origem animal para embarque de volta nos trens.

“No aspecto geopolítico, é fundamental que o Vale do Rio Cuiabá esteja inserido no processo de desenvolvimento de Mato Grosso. O trem tem de apitar em Cuiabá. Essa é a necessidade da sociedade mato-grossense, especialmente da sociedade cuiabana”, afirmou.

Outra ligação ferroviária importante, conforme a senadora, é a Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que ligará a Norte-Sul a Rondônia, via Lucas do Rio Verde (MT). A construção de 1.602 quilômetros de ferrovia entre Uruaçu (GO) e Vilhena (RO) é, segundo ela, uma das metas do governo do presidente Lula. O projeto está sendo elaborado com recursos do PAC pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes.