Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

George Bush sai em defesa da biotecnologia

Segundo ele a biotecnologia tem contribuído para o desenvolvimento de vacinas, antibióticos e outras drogas que salvaram ou prolongaram a vida de milhões de pessoas.

Redação AI (28/05/01 – 11:01) – A biotecnologia tem contribuído para o desenvolvimento de vacinas, antibióticos e outras drogas que salvaram ou prolongaram a vida de milhões de pessoas. E os emocionantes avanços na compreensão do código genético humano apontam para promessas expressivas na descoberta de tratamentos e até a cura de muitas doenças”. Esta é a opinião do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, manifestada durante a assinatura do projeto de lei n 75, declarando a semana de 13 a 20 de maio de 2001 como a Semana Nacional da Biotecnologia nos Estados Unidos. Como resultado, mais de 200 encontros entre parlamentares, executivos e cientistas da área de biotecnologia foram realizados para a discussão dos últimos avanços em pesquisa e de novas políticas para a indústria.

Em seu pronunciamento, Bush ressaltou que a biotecnologia é agora vital para as pesquisas de novos tratamentos para o câncer, diabetes, epilepsia, esclerose múltipla, problemas cardíacos, pulmonares e AIDS, entre outras doenças. A importância desta nova tecnologia para os produtores agrícolas e consumidores também foi destacada pelo presidente norte-americano. “A população desfruta dos contínuos avanços na qualidade e quantidade do fornecimento de alimentos. A engenharia genética vai possibilitar que os agricultores plantem em áreas anteriormente consideradas infertéis. Além disso, eles vão poder produzir alimentos com maior valor nutricional. Também somos beneficiados com as sementes resistentes a pragas e insetos, reduzindo assim o uso de pesticidas”, disse.

De acordo com Bush, os benefícios ambientais da biotecnologia podem ser demonstrados pelo fato de que as indústrias que desenvolvem esta tecnologia utilizam menos energia, desperdiçam menos e, ao final, ainda poluem menos. “Além disso, o desenvolvimento da biotecnologia promete aprimorar nossa habilidade de retirar substâncias tóxicas da água e do solo e melhorar ainda mais as técnicas para evitar desperdícios”, afirmou.

A íntegra do pronunciamento do presidente norte-americano está disponível no site da Casa Branca na Internet, no endereço http://www.whitehouse.gov/news/releases/2001/05/20010517-9.html. O texto integral do projeto de lei n 75 pode ser encontrado na Internet, no site do Senado dos Estados Unidos (http://www.senate.gov), no endereço

http://thomas.loc.gov/cgi-bin/query/D?c107:2:./temp/~c10701S66f::.