Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Glicerol para suínos

Pesquisa irlandesa testa glicerol na ração de suínos. Ganho de peso e conversação alimentar não foram tão eficientes.

Glicerol para suínos

Cientistas a Irlanda do Norte incluíram o glicerol, um sub-produto do biodiesel, na ração de suínos. O experimento, liderado por Elizabeth Ball, especialista em Nutrição Animal do Instituto de Biociências (AFBI), em Hillsborough, testou os efeitos da inclusão do glicerol nas dietas de terminação sobre o desempenho do animal e a qualidade da carne. Uma pesquisa semelhante já havia sido feita em aves, com resultados positivos (veja).

Porém, diferente das aves, o desempenho dos suínos não foi satisfatório. Quatro dietas foram produzidas, com níveis de glicerol de 0, 4, 8 e 12%, e oferecidas para 48 suínos em grupos de seis. Os animais foram alojados, o que permitiu avaliar com mais precisão o consumo de ração e comportamento individual de cada suíno. Não houve diferença no consumo de ração, mas o ganho médio diário diminuiu em 4 e 12% depois da inclusão de glicerol. A taxa de conversão alimentar também tendeu a ser menos eficiente com o aumento do nível de glicerol.

Para Ball, o glicerol tem potencial para ser um novo ingrediente na dieta suinícola e pode substituir uma parte dos grãos da ração. Os insumos são a principal fonte de energia em dietas para suínos, mas a oscilação de preços pode diminuir a rentabilidade do plantel. Ainda não há um ingrediente que possa substituir completamente o cereal como fonte de energia, mas vale a pena considerar os ingredientes que podem ser utilizados como substituto parcial, desde que não interfiram potencialmente na eficiência da produção de carne das granjas. As informações são do site Pig Progress.