Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governo do RS vai realizar o sacrifício dos animais contaminados pela aftosa

A decisão foi tomada ontem (14/05) à noite.

Da Redação 15/05/2001 12:10 – O governo do Rio Grande do Sul informa que, em respeito à solicitação dos produtores, realizará o sacrifício dos animais clinicamente doentes nestas duas localidades: Santana do Livramento e Alegrete. A decisão foi tomada no início da noite de ontem (14).

Segundo a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, a decisão foi tomada em função da dificuldade de dar cumprimento ao termo de acordo, firmado em 11 de maio de 2001, para eliminação dos focos de febre aftosa da Cabanha São Pedro, em Santana do Livramento, e da Agropecuária Combate, em Alegrete.

O governo gaúcho, no entanto, esclarece que esta prática não configura abate ou rifle sanitário, já que serão sacrificados somente os animais clinicamente doentes. Reafirma, ainda, sua posição contrária ao uso do rifle sanitário, a exemplo do que fizeram Argentina e Uruguai, que optaram por estratégias de controle e eliminação do vírus, etapas anteriores à erradicação.

 Conforme o acordo, a indenização será efetuada pelo Fundo de Erradicação da Febre Aftosa, administrado por entidades ligadas ao setor primário gaúcho, segundo o termo do documento, enviado ao Ministério da Agricultura na última sexta-feira (11).