Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Governos discutem crise no agronegócio

<p>O objetivo da reunião é propor alterações na política econômica que propiciem o desenvolvimento sustentável no campo.</p>

Redação (16/05/06) – O Governador em exercício de SC, Eduardo Pinho Moreira, e o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Felipe Luz, participam nesta terça-feira (16) pela manhã de uma mesa redonda no Senado Federal, em Brasília, sobre A agricultura e a pecuária no Brasil: análise e cenários mercado e conjuntura. O evento é organizado pelo Governo do Estado do Mato Grosso e pela Fundação Getúlio Vargas.

Também participam do evento o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues e os Governadores de Goiás, Alcides Rodrigues, de Minas Gerais, Aécio Neves, de São Paulo, Cláudio Lembo, de Rondônia, Ivo Cassol, de Mato Grosso do Sul, José Miranda dos Santos, do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, do Distrito Federal, Maria Abadia e do Tocantins, Marcelo Miranda. Para Santa Catarina, que tem como base de sua economia a agroindústria, a situação é preocupante. Embora as causas muitas vezes sejam naturais, cabe aos Governos, em parceria com a iniciativa privada, buscar soluções emergenciais e planejar ações para enfrentar as adversidades que ainda podem surgir, acredita Felipe Luz.

Para analisar as variáveis econômicas que atingem mais diretamente o agronegócio, foram convidados os economistas Paulo Rabelo de Castro e Guilherme Leite da Silva Dias, e o professor de economia da USP, Fernando Homem de Melo.

À tarde o Secretário Felipe Luz participa do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura, no Ministério da Agricultura. Na pauta está o convênio entre o Ministério e os Estados no combate e prevenção à febre aftosa. Ao final do Fórum os Secretários terão um posicionamento sobre as ações relacionadas à crise na agropecuária brasileira.