Cientistas estão treinando ratos para reconhecer a gripe aviária pelo cheiro nas fezes de patos com a doença. O teste é para descobrir se é possível treinar cachorros para realizar a mesma ação. Se descoberto que sim, os cachorros e os sensores que vierem a ser criados se tornarão um novo meio de defesa contra a doença. Informações do site Cosmic Log.
O estudo foi apresentado no Encontro Anual da Sociedade Americana de Químicos pelo grupo de cientistas do Departamento Americano de Agricultura. Segundo entrevista de Bruce Kimball, líder do grupo, ao Cosmic Log , este “método” poderá servir para descobrir outras doenças além da gripe aviária.
Não foi descoberto ainda pela equipe a maneira exata de como o rato consegue perceber que as fezes do animal contém traços da doença. “Seria muito bom se um dia nós, humanos, fossemos tão bons quanto ratos e cachorros para detectar problemas pelo cheiro”, disse Kimball em conferência durante a apresentação do estudo.
Seis ratos foram utilizados nos testes. Foram coletadas fezes de pato com a doença e sem. Se o rato, ao cheirar as fezes, escolhesse o lado com doença, ganhava um prêmio. Caso escolhesse o outro lado, nada recebia. Isso forçou a adaptação ao cheiro das fezes contaminadas. Segundo Kimball, 77% das vezes os ratos acertaram o lado.
Outras experiências com ratos cheirando já forma realizadas. Uma das mais importantes se trata de pesquisa em que os ratos tinham sua percepção de cheiros alterada na presença de tumores de câncer de mama.