Com o objetivo de oferecer capacitação técnica em melhoramento genético, o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realizará, em Nova Odessa, no dia 10 de julho, o curso “Introdução ao Melhoramento Genético Animal: como e o que selecionar”. Organizado pelo pesquisador Anibal Eugênio Vercesi Filho, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Genética e Biotecnologia do IZ, o curso será destinado a produtores rurais, alunos e técnicos interessados no assunto.
Com o uso adequado de técnicas de melhoramento genético, é possível melhorar características de interesse na produção animal, como ganho de peso, qualidade de carne, qualidade e produção de leite e conversão alimentar. Para atender este objetivo é necessária a seleção criteriosa de reprodutores, selecionando genes específicos que controlam estas características. Apesar de ser uma ferramenta indispensável para aumento da qualidade e produtividade animal, muitos pecuaristas e até profissionais da área têm dificuldade em sua execução.
Neste contexto, o curso apresentará, através de conteúdo teórico e exemplo prático, aspectos importantes a serem considerados na elaboração de um programa de melhoramento genético. As palestras “Objetivos de seleção em um programa de Melhoramento Genético” e “Como interpretar um catálogo de sêmen”, vão ajudar o participante a entender o porquê e como realizar um programa de melhoramento genético animal e, oportunamente tirar as dúvidas sobre o assunto.
Serviço
Curso Introdução ao Melhoramento Genético Animal: como e o que selecionar.
Data: 10 de julho, das 08 às 17h
Local: Instituto de Zootecnia, R. Heitor Penteado, 56, Centro – Nova Odessa-SP
Informações e inscrições:
Valores: R$ 70,00 (inscrições até 07 de julho)