Da Redação 30/11/2004 – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária reforçou os laços de cooperação com o Generation Challenge Program, programa internacional de parceria entre instituições públicas e privadas de pesquisa que busca desenvolver tecnologias voltadas principalmente à melhoria da agricultura nas regiões mais pobres do planeta.
Os representantes do Generation Challenge Program, Adrienne Martin (Universidade de Greenwich) e Jorgen Jakobsen (Instituto Dinamarquês de Ciências Agrícolas), percorreram três unidades da Empresa: Embrapa Recursos Genéticos (Brasília – DF), Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA) e Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás – GO). Nesta última, mantiveram um encontraram a com pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas – MG).
Conhecer a estrutura da empresa e averiguar a aplicação de recursos financeiros oriundos do Generation Challenge Program foi o motivo da visita. Os representantes do programa deverão agora elaborar um documento apontando como a Embrapa poderá contribuir com mais ações dentro da rede de pesquisa.
As investigações científicas apoiadas pelo Generation Challenge Program envolvem diversas áreas de pesquisa relacionadas com a caracterização e uso de recursos genéticos vegetais, como biologia molecular, bioinformática e fisiologia vegetal.