Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Leitão ideal

Sistema Aurora implanta avançado programa "leitão ideal". Veja entrevista com Marcos Antônio Zordan e Sandro Treméa.

Leitão ideal

Depois do “suíno ideal”, o sistema Coopercentral Aurora implanta o “leitão ideal”. A suinocultura catarinense, considerada uma das mais evoluídas do mundo, incorpora um novo avanço zootécnico – o leitão ideal – projeto desenvolvido através de parceria entre a Coopercentral Aurora e suas cooperativas filiadas com a Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O projeto foi apresentado nesta semana, na sede da Aurora, em Chapecó.

O projeto levará três anos para ser integralmente executado, absorvera 800 mil reais e atingirá cerca de 1.000 iniciadores, criadores de suínos especializados na produção de leitões do oeste de Santa Catarina.

O diretor de agropecuária da Coopercentral Marcos Antônio Zordan e o coordenador do comitê ambiental Sandro Treméa explicitam o novo programa: 

Quando iniciou e quando estará concluído o projeto LEITÃO IDEAL?

Início do Projeto – Este projeto é a continuidade do projeto suíno ideal, pois só se consegue um suíno ideal no abate se tivermos um leitão ideal para a terminação.Não terá seu momento final, pois se trata de um processo de melhoria contínua da cadeia de produção. Implanta-se a metodologia de trabalho com programa de capacitação de técnicos e produtores. Sistematicamente, audita-se o processo fazendo-se as correções e melhorias necessárias. Em abril de 2010 iniciou o piloto que se encerra em dezembro de 2010. No decorrer de 2011, o projeto será implementado junto às filiadas e produtores de leitões. 

Qual é o objetivo desse projeto?

Produzir leitões com alto padrão, garantindo um suíno ideal no abate e, ainda, profissionalizar e capacitar, aumentar a eficiência produtiva e tornar os produtores mais competitivos. 

Por que é importante a padronização do LEITÃO processado pela Aurora?

A padronização do processo de produção é extremamente importante, pois assegura ao sistema Aurora o domínio do processo produtivo, diminuição da conversão alimentar e mortalidade de suínos na terminação, redução da variabilidade dos suínos disponibilizados para o abate e por consequência: rendimentos padronizados, Cortes padronizados e volume produzido dentro do esperado, bem como maior controle sobre os custos. Para o produtor possibilita melhoria nos seus índices zootécnicos e financeiros. 

Quem ganha com o LEITÃO IDEAL?

Todos participantes da cadeia ganham. Primeiramente o produtor, pois organiza a produção de suínos em lote, concentra os trabalhos de manejo, otimiza a mão de obra. Com sistema de gestão identifica os problemas da produção. Com procedimentos operacionais padroniza os trabalhos de manejo. Tudo isto possibilitará melhoria de seus índices zootécnicos e por conseqüência os econômicos. As filiadas e a Aurora também ganham, pois terão um leitão de alta qualidade e consequentemente um suíno ideal no abate. 

Nesse projeto, qual é o papel dos parceiros?

a) CRIADOR COOPERADO: Implantar os procedimentos operacionais padrões em seu processo de produção de leitão, implantar produção de suínos em lote, implantar programa de gestão. b) COOPERATIVA FILIADA: Capacitar os produtores para: implantar os padrões do processo de produção de leitão, produção de suínos em lotes e gerenciamento da granja. c) COOPERCENTRAL AURORA: Treinar os técnicos das Cooperativas filiadas, auditar os técnicos para implantação dos procedimentos operacionais padrão e auxiliar as filiadas para capacitação dos produtores.d) Embrapa: Conhecimento científico, apoio na capacitação dos técnicos e produtores. 

Como o LEITÃO IDEAL impactará os resultados industriais no tocante a otimização da produção de carne suína? E, da mesma forma, como impactará os resultados financeiros?

Na industria possibilitará rendimentos padronizados, Cortes padronizados e volume produzido dentro do esperado, bem como maior controle sobre os custos. Aos produtores possibilitará maior número de leitões vendidos por porca, melhor conversão alimentar do plantel e outras melhorias zootécnicas e por conseqüência maiores ganhos econômicos. 

A cadeia de suíno já tem um alto grau de eficiência. Como, portanto, potencializar os ganhos zootécnicos?

O mercado é globalizado e competitivo, a pesquisa e a inovação ocorrem de maneira intensa. Quem não estiver inserido neste processo de melhoria contínua estará num processo de exclusão. O Projeto leitão ideal é um processo de melhoria contínua da cadeia, visto que as inovações que impactam em melhorias são incorporadas no processo como novos padrões. 

Quais serão os ganhos do criador, da cooperativa filiada e da Coopercentral com a implantação do projeto de padronização LEITÃO IDEAL?

Para o produtor, melhoria dos seus índices zootécnicos e econômicos. Para as filiadas e para a Aurora, produtores com competência técnica para produção de leitões disponibilizando leitões de alta qualidade para o processo de terminação. 

Em que estágio encontra-se o programa? Quais as cooperativas que já aderiram?

Projeto-piloto iniciou em abril de 2010 nas cooperativas filiadas Alfa, Copérdia, Cotrel e Itaipu.  As etapas do projeto são treinamento dos técnicos (teórico e prático), treinamento dos produtores (teórico e prático), acompanhamento dos produtores pelos técnicos, avaliações mensais das equipes envolvidas no projeto.Em dezembro teremos a finalização do piloto com avaliação e melhorias consolidadas. Em 2011 será implementado o programa em todas as cooperativas filiadas e produtores de leitões. 

Quantos produtores participam da implantação do projeto de padronização LEITÃO IDEAL?

No piloto participam 19 produtores sendo: 4 da Alfa, 5 da Copérdia, 5 da Cotrel e 5 da Itaipu. A partir de 2011 o projeto será implantado a todos produtores de leitões do Sistema Aurora.