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Macedo lança linha de frango com baixo teor de sódio

<p>Produto é o primeiro do segmento de carnes a receber o selo do Funcor</p>

Redação AI 29/07/2005 – A empresa Macedo, Koerich S.A coloca no mercado do Sul do país a partir do dia 30 de julho a linha de frango temperado Sabor & Saúde, que tem como principal diferencial a redução nos teores de sódio, gordura total e valor calórico em relação à média dos produtos temperados oferecidos no mercado.

Jóster Macedo, vice-presidente executivo da empresa, explica que o objetivo da Macedo com a nova linha é se diferenciar no mercado em que atua através de produtos inovadores e manter a liderança por qualidade. Nossa expectativa é de um aumento de 25% no faturamento sobre os produtos temperados, diz. Ele destaca que o lançamento é parte de um projeto que incluiu um ano de pesquisas entre consumidores e supermercadistas de diversas regiões e envolveu profissionais dos departamentos de Marketing, Desenvolvimento de Novos Produtos, Comercial, Indústria, Garantia da Qualidade e Custos.

A estimativa é que as vendas da Linha Sabor & Saúde representem 10% do volume da linha temperada em bandeja. Os cinco novos produtos (filé de peito em fatias, filezinho, coxa sem pele, sobrecoxa sem pele e coxa com sobrecoxa sem pele e sem osso) aumentam o mix de temperados em 55%.

Inicialmente os produtos estarão disponíveis em grandes redes de supermercados, nas cidades pólo do Planalto e litoral de SC (Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Blumenau, Brusque, Itajaí, Balneário Camboriú, Grande Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Lages) e em Porto Alegre e Curitiba. Cada embalagem de 800 gramas chegará ao mercado pelo preço médio de R$ 11,00.


Perfil do consumidor – O projeto de desenvolvimento dos produtos foi iniciado em maio de 2004. A estratégia da Macedo foi focar em nichos específicos para atuação através de pesquisas das tendências e hábitos do consumidor. Traçamos um perfil do consumidor atual, extremamente informado, com pouco tempo para preparar sua refeição, que prioriza seu bem-estar e está atento à qualidade dos alimentos que consome, resume Ana Claudia Bovino, Gerente de Marketing da Macedo e coordenadora do projeto. Mulheres, acima de 25 anos, casadas, com poucos ou sem filhos, das classes A/B são o principal público da Linha. O perfil desse consumidor também inclui pessoas que praticam esportes, se preocupam com a saúde, freqüentam academia, clínicas de estética; além de hipertensos e diabéticos, que precisam de cuidados ainda maiores com a alimentação.

Bom para o coração – Flávio Lawless, Gerente Desenvolvimento de Produtos da Macedo, lembra que esse consumidor também está preocupado com questões sociais e com a preservação ambiental. Por isso a bandeja e o revestimento biodegradável da embalagem, o papel cartão reciclável, a garantia de segurança alimentar (selo HACCP) e a padronização do produto (selo ISO), foram preocupações da equipe durante a elaboração da nova Linha.

A garantia do Funcor (Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia), da SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia, através do selo na embalagem, é outro diferencial da Linha Sabor & Saúde. É a primeira vez que o Funcor confere o selo ao segmento de carnes. O médico cardiologista Artur Haddad Herdy, representante em Santa Catarina do Funcor, explica que o selo significa que o produto foi certificado pela SBC como saudável, do ponto de vista cardiovascular. Isso quer dizer que contém ingredientes que, quando fazem parte da alimentação, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, em relação a alimentos semelhantes, ou que foram elaborados com teores reduzidos de substâncias consideradas prejudiciais ao bom funcionamento do coração, diz o médico.

Praticidade – O desenvolvimento da embalagem foi outra etapa marcante do projeto. Conseguimos desenvolver uma solução inovadora no segmento, que permite escolher o tamanho da porção a ser preparada, explica Lawless. As embalagens de 800 gramas são bi-partidas cada parte tem 400 gramas do produto. Assim as pessoas podem descongelar só a parte que vão consumir de imediato, sem descongelar a outra metade.

Percentuais de redução – A ingestão diária de cloreto de sódio (sal) entre os brasileiros é em torno de 8 a 12 g/dia, de acordo com dados do IBGE, ultrapassando em mais de cinco vezes as necessidades diárias. A Resolução RDC n360 (dezembro/2003), da ANVISA, recomenda como consumo máximo 2,4g de sódio para uma dieta de 2.000Kcal. Uma porção de 100g da linha Sabor & Saúde apresenta nível máximo de 23,8% desse valor para o produto coxa temperada e 20,8% para o produto filé temperado. Uma dieta com 2 g/dia de cloreto de sódio é insípida para a maioria dos pacientes e deve ser restrita aos casos mais graves. Pensando nisso, o trabalho foi desenvolvido para tornar a linha agradável ao paladar e de acordo com exigências dos consumidores, diz Gerente Desenvolvimento de Produtos.

A dieta com excesso de cloreto de sódio pode ser responsável por episódios de descompensação cardíaca, assim como por diminuição da eficácia dos diuréticos. A linha Sabor & Saúde foi desenvolvida para garantir que portadores de Insuficiência Cardíaca possam consumir os produtos sem restrição e prejuízos para saúde devido às baixas concentrações de sódio. A redução de sódio varia de 36% até 44% do valor encontrado na média dos produtos temperados ofertados ao consumidor. O valor calórico é de 18% até 58% menor, e o de gordura total varia de 16% até 63% menos.

Lançamento

A primeira etapa do lançamento aconteceu internamente, num almoço oferecido aos 2.000 funcionários da Macedo no dia 13 de julho, quando a empresa completou 32 anos.

No dia 26 de julho foi feito o lançamento para a imprensa. Para apresentar a nova linha aos jornalistas, a chef Sônia Jendiroba desenvolveu um cardápio com receitas exclusivas utilizando os produtos da linha. Os convites foram confeccionados no mesmo formato das embalagens da Linha.

A campanha de lançamento Com mais saúde a vida tem mais sabor, desenvolvida pela Fórmula Grey, foi focada no bem estar do consumidor e inclui várias mídias.

Nos pontos de venda serão distribuídos folhetos com receitas e informações sobre a nova linha.

Os produtos estarão disponíveis nos pontos de venda a partir do dia 30 de julho.