Da Redação 18/09/2002 – O agronegócio brasileiro é um dos poucos que sinalizam para um crescimento vertiginoso nos próximos anos, a exemplo do que vem ocorrendo nas últimas décadas. Para garantir este crescimento, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) acaba de fechar parceria com entidade representativa de instituições de ensino superior agrícola francês para realização de curso internacional de mestrado em agribusiness.
Esta iniciativa visa à inserção de profissionais no mercdao, com capacidade para agilizar o processo de integração comercial entre blocos econômicos, como o Mercosul e a União Européia, já grandes parceiros no comércio de produtos, serviços e tecnologias de agronegócio.
A instituição que oferece o curso é a ESA (Escola Superior de Agricultura) de Angers (França). A ESA é uma das cinco entidades que constituem a FESIA (Fédération des Ecoles Supérieures d””Ingénieurs en Agriculture), representando atualmente o primeiro conjunto de estabelecimentos de ensino superior agrícola da França.
Fortemente ligadas ao mundo profissional, as escolas da FESIA formaram mais de um terço dos executivos francês do agribusiness.
A instituição francesa celebrou parcerias com quatro instituições brasileiras de ensino superior: a Fundação Getulio Vargas (através do IBRE-CEA), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, A Universidade Federal de Goiás e a Universidade de Uberaba (MG).
Pelos acordos, os alunos de pós-graduação podem iniciar o curso de mestrado organizado pela ESA a partir do segundo semestre (setembro). O primeiro semestre cursado nas instituições brasileiras parceiras é credenciado pela FESIA como equivalente ao primeiro semestre do mestrado em agribusiness da ESA. Quem não fica ligado às instituições brasileiras parceiras da ESA pode cursar o programa integral na França (a partir de fevereiro).