Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Milenia apresenta kit que identifica ferrugem da soja em dois minutos

Há alguns anos a ferrugem da soja vem impactando fortemente a produção brasileira.

Redação (13/02/2009)- A Milenia Agrociências, multinacional especializada em produtos para proteção das lavouras, está apresentando aos produtores de soja no Show Rural Coopavel, em Cascavel/PR, o Kit de Identificação de Ferrugem da Soja, um teste de diagnóstico rápido e eficiente para saber se o fungo causador da doença contaminou a lavoura do agricultor.

Há alguns anos a ferrugem da soja vem impactando fortemente a produção brasileira. Em 2003 e 2004 o fungo dizimou lavouras em várias regiões do país devido a velocidade com que ela se instala e destrói a planta. Segundo Paulo Colares, Gerente de Inteligência de Mercado e Comunicação, a grande vantagem do kit de identificação é que ele proporciona agilidade ao produtor. “É necessário dois minutos para realizar o teste que fornece o diagnóstico mesmo antes de aparecerem as primeiras lesões na planta. Este processo antecipado assegura ao produtor maior eficiência e redução de custos”.

O teste é simples e rápido. Pega-se a folha de soja do terço inferior da planta. Corta-se um pequeno pedaço da folha que é macerada junto com o reagente. No líquido resultante é inserida uma pequena fita de papel preparada com um identificador que mostrará se a planta está infectada ou não. Todo o processo não dura mais do que dois minutos.

Segundo o Consórcio Antiferrugem, liderado pela Embrapa/Londrina, o balanço sobre a ferrugem asiática na safra 2007/2008 de soja contabilizou um prejuízo de US$ 204,5 milhões.

Conheça um pouco mais sobre a Ferrugem da Soja

A ferrugem da soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi foi relatada pela primeira vez em 1902 no Japão. No Brasil, foi relatada pela primeira vez em 1947, em Minas Gerais, ficando, no entanto, restrita a pequenas áreas. Em 1998, foi relatada no Zimbábue onde tornou-se epidêmica, causando perdas de 60% a 80% na produção de soja. No ano de 2001, foi observada no Paraguai e em Mato Grosso. Presentemente a doença se encontra em diversos estados brasileiros, inclusive no Rio Grande do Sul.

Sintomatologia da doença

· Os primeiros sintomas são caracterizados por lesões foliares tipo encharcamento.

· Com o desenvolvimento, a lesão de coloração acinzentada torna-se marrom e são delimitada pelas nervuras. As lesões são mais numerosas na face inferior da folha.

· Em ataques severos, as lesões podem ser encontradas nas vagens, nas hastes e nos pecíolos.