Redação (22/11/2007)- “O Brasil é um país eficiente no setor agrícola e deseja compartilhar conhecimento com os países amigos”, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, hoje, em Brasília, na abertura da 1ª reunião do Grupo de Agricultura do Fórum de Diálogo Índia, Brasil, África do Sul (IBAS).
Stephanes deu as boas-vindas às delegações indiana e sul-africana que discutirão, até amanhã (23/11), temas relacionados ao setor agrícola em cinco subgrupos: Produção e Saúde Animal, presidido pelo Brasil; Medidas Sanitárias e Fitossanitárias e de Agrocessamento e Agronegócio, presididos pela África do Sul; de Pesquisa e Capacitação e de Políticas Públicas, presididos pela Índia.
Como coordenador do subgrupo de Produção e Saúde Animal, o Brasil propôs uma programação preliminar às delegações indiana e sul-africana, que incluiu visitas de campo, desde a última segunda-feira (19). A delegação sul-africana foi ao Mato Grosso do Sul para conhecer a cadeia produtiva da carne bovina. A delegação indiana observou o melhoramento genético das raças zebuínas com aptidão leiteira, no Distrito Federal.
O Grupo de Agricultura foi criado na última reunião Ministerial do IBAS, realizada em junho, em Nova Délhi (Índia). A próxima reunião do grupo deve ocorrer na África do Sul, no início de 2008.