Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

MT conhece avicultura colonial

Empresários e produtores de Sapezal (MT) visitam a Embrapa Clima Temperado.

MT conhece avicultura colonial

A produção de aves coloniais, bem como a orgânica, agroecológica e outros sistemas mais extensivos, vem sendo demandada de forma crescente por consumidores mais exigentes, preocupados com aspectos gastronômicos ou com questões ambientais, sociais ou econômicas. Além destas questões, a preocupação com o bem-estar animal vem sendo introduzida nas novas regulamentações internacionais, estimulando criatórios mais extensivos e manejos mais próximos das formas de criação naturais, características de cada espécie animal.

A avicultura colonial, na forma como vem sendo trabalhada pela Embrapa Clima Temperado é uma alternativa projetada para a diversificação da agricultura familiar no Sul do Rio Grande do Sul, especialmente para as áreas produtoras de fumo, podendo ser utilizada também em todas regiões do Brasil. Em função disso, nessa segunda-feira (24), empresários e produtores da cidade de Sapezal (MT), segundo maior produtor de milho do Mato Grosso, e um dos dez municípios com maior PIB do Brasil, Antônio Vefago e Valdizar Andrade visitaram a Unidade para conhecer o trabalho de Avicultura Colonial realizado pela Embrapa Clima Temperado e coordenado pelo pesquisador João Pedro Zabaleta.

De acordo com o Antônio Vefago, a visita a Unidade teve como objetivo conhecer o processo de produção da Avicultura Colonial bem como a possibilidade introduzir a cultura no MT, já que as condições climáticas de lá são bem diferentes daqui.
Após visitar a Embrapa Clima Temperado, os empresários conheceram a Unidade Demonstrativa de Avicultura localizada no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG/UFPel), onde o Professor Marcos Anciut apresentou os trabalhos desenvolvidos na área de Avicultura Colonial, através da unidade de produção de ração, matrizeiro e incubatório.