Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Nova arma contra a Peste Suína Clássica

Pesquisadores belgas desenvolveram um "inibidor" do vírus da Peste Suína Clássica. Nova tecnologia poderá, eventualmente, impedir o abate em massa de suínos infectados.

Pesquisadores do departamento de virologia da Universidade Católica de Leuven (KUL, sigla em inglês) e o Centro de Pesquisas Agroquímicas e Veterinárias (Coda-Cerva, em inglês) da Bélgica desenvolveram um forte inibidor do vírus da Peste Suína Clássica (PSC). Esta nova tecnologia poderá, eventualmente, impedir o abate em massa de suínos infectados.

Uma subsidiária da KUL está desenvolvendo, agora, um novo medicamento que possa ser comercializado. Porém, isso pode levar mais alguns anos.

Os pesquisadores belgas explicam que este inibidor já provou ser capaz de suspender em quase 100% a replicação do vírus no organismo suíno, prevenindo a propagação da doença a partir de animais infectados, não tratados, no mesmo local. Além disso, o produto permite o tratamento preventivo de animais saudáveis dentro de uma zona de segurança, sem a necessidade de abates. Espera-se que o novo produto possa limitar os surtos de peste suína clássica sem o procedimento de abate maciço.

No momento, há um surto de peste suína clássica na União Europeia. Uma zona de segurança com um raio de vários quilómetros está sendo desenhada, na qual todos os animais vivos da zona serão sacrificados.

Na Holanda, entre 1997 e 1998, quase 2 milhões de animais tiveram de ser abatidos, a maioria deles saudáveis, o que custou à indústria suinícola cerca de 250 milhões de euros. As informações são do site Pig Progress.