Patrocinado pela DuPont, nova edição do Índice Global de Segurança Alimentar aponta avanços importantes. O índice de 2014 avalia 109 países, considerando 28 indicadores que monitoram o atual impacto dos investimentos em agricultura, iniciativas de colaboração e políticas na segurança alimentar global. Nesta nova edição, a ferramenta analisa o impacto da obesidade e do desperdício na oferta de alimentos seguros, nutritivos e economicamente acessíveis.
Segundo o estudo, o Brasil é o segundo país da América Central & do Sul com melhor pontuação em segurança alimentar, atrás apenas do Chile. O melhor índice da região em Pesquisa & Desenvolvimento Agrícola é do Brasil, que dedica entre 1,5% e 2% do PIB agrícola para pesquisa. Além disso, o Brasil foi modelo para algumas nações da região no que diz respeito à adoção de programas sociais que contribuem para a Segurança Alimentar.
Com a maior oferta de alimentos e queda na dependência de ajuda alimentar crônica, o Brasil figura como uma potência agrícola e um grande exportador global. No entanto, os problemas de infraestrutura rodoviária e portuária ainda são críticos no país.
Informações mais detalhadas sobre a performance dos países da América Central e do Sul (com destaque para o Brasil) estão disponíveis para consulta pública em http://foodsecurityindex.eiu.com.
Com informações da Dupont.