A entidade norte-americana Poultry & Egg Association anunciou a conclusão de três projetos de pesquisa. Eles são parte do programa de estudos da Associação, que inclui todas as fases da produção e do processamento de aves e ovos. Um breve resumo de um dos três projetos é mostrado abaixo:
“Evaluation of Surface-Applied Char and Activated Carbon on the Reduction of Ammonia Volatilization from Broiler Litter [Avaliação das Águas Superficiais Aplicadas à Casca de Amendoim e Carvão Ativado sobre a Redução da Volatilização de Amônia da Cama de Frango]”
A amônia pode ter efeitos adversos sobre a produção de frango vivo, afetando o crescimento das aves, aumentando o risco de doenças. Historicamente, a ventilação tem sido utilizada para reduzir as concentrações de amônia. No entanto, quando amônia, poeira e odores são “expulsos” dos aviários, as substâncias podem afetar propriedades vizinhas.
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o uso da casca de amendoim (aquecida a 752 F) e partículas de carvão ativo (acidificado) aplicados superficialmente na cama de frango. A adição de casca de amendoim não reduziu a concentração de amônia no ar na comparação com aparas de pinho não tratado. No entanto, com a adição de carvão acidificado (53% de ácido sulfúrico: pH 2,0 feitos de pinho e cascas de coco) reduziu-se a liberação de amônia total.
Este estudo completo, assim como os outros dois estudos, chamados, em inglês “Microbiological Comparisons of Table Eggs Harvested from Cage Laying Hens and Cage-Free Floor Reared Laying Hens” e “Animal Welfare Aspects of Poultry Slaughter” podem ser encontrados em www.poultryegg.org. As informações são do site internacional World Poultry.