Redação (01/10/2008)- Um estudo publicado pela "PLoS Genetics" focalizou o problema causado pela bactéria Campylobacter. Os pesquisadores desenvolveram um novo modelo evolutivo para identificar a fonte mais provável da bactéria. Em 97% dos casos, frango, bovinos e ovinos foram identificados como fonte da infecção.
Em 57% dos casos, as bactérias puderam ser rastreadas no frango, e em 35% em bovinos. Animais selvagens e fontes ambientais foram responsáveis por 3% da doença.
Os resultados do estudo, portanto, implicam que o principal meio de transmissão do Campylobacter ocorre via cadeia alimentar.
Para ver o estudo completo, em inglês, clique aqui.
O que é Campylobacter – Campylobacter é um microrganismo Gram-negativo, geralmente de forma espiralada, não formador de esporos que causa doença no homem e em animais. A maioria das infecções humanas é causada pelo Campylobacter jejuni. Esse microrganismo é comum em aves, que albergam esse microrganismo sem ficarem doentes. Campylobacter é um microrganismo muito frágil, não suportando a desidratação e a presença de oxigênio. O congelamento reduz o número de Campylobacter presente nas carnes cruas. A doença infecciosa, causada por várias espécies de bactérias do gênero Campylobacter, principalmente C. jejuni, geralmente ocorre na forma de casos isolados, mas pode também causar surtos, nos quais diversas pessoas ficam doentes ao mesmo tempo. As pessoas doentes apresentam diarréia, cólicas e dores abdominais e febre, de 2 a 5 dias após a exposição ao microrganismo. A diarréia pode ser sanguinolenta, e pode vir acompanhada de náusea e vômitos. A doença dura cerca de uma semana, e raramente leva a pessoa à morte. Muitas pessoas que se infectam com Campylobacter não apresentam nenhum sintoma. Em pessoas com o sistema imunológico comprometido, o Campylobacter pode entrar na corrente sanguínea e causar doenças graves.