Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

O que sua geladeira diz sobre você

<p>A Época pediu a uma nutricionista que avaliasse a geladeira de duas pessoas, um DJ e uma chef. Confira o que ela diz sobre a alimentação dos dois.</p>

Você é o que você come. A frase já virou bordão e até chavão nos dias atuais, em que saúde e boa forma estão diretamente relacionadas à alimentação. Nesses dias, tudo vira número e estatística: quanto de sódio, gordura, açúcar ou proteína é preciso comer diariamente para não ter propensão à pressão alta, diabetes, obesidade ou anemia? Tabelas nutricionais, regimes de contagem calórica ou de pontos normatizam nossas refeições, nossas festas e nosso chope na happy hour. Na prática, poucos são disciplinados e conseguem absorver todos os benefícios dos alimentos disponíveis. “Normalmente, uma pessoa ingere até 20 alimentos, apenas”, diz Kate Geagan, membro da Associação Dietética Americana.

No armário e na geladeira de uma casa residem informações reveladoras sobre a alimentação das pessoas que nela vivem. “O ideal é que na geladeira tenha alimentos in natura e industrializados, como uma variedade de frutas, legumes e verduras, iogurtes, leite, queijos, carnes, ovos e água. Além de alimentos já prontos, como arroz, feijão e legume refogado”, diz Erika Toassa pesquisadora em educação nutricional da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Segundo a nutricionista, “quanto mais variada e colorida for a geladeira, maior a probabilidade de suprir os nutrientes que o organismo necessita”.

A Época pediu que Erika avaliasse a geladeira de uma chef e um dj que moram em São Paulo, dizendo os pontos positivos e negativos de cada uma e ressaltando possíveis melhoras:

Alexandre Tahira, dj
34 anos
Mora com dois cachorros adotados
Não resiste a bolos de confeitaria e sorvete, apesar de ter intolerância à lactose

Na geladeira:
manga, laranja, goiaba, acelga, peito de peru, brócolis, espinafre, cenoura, batata, batata doce, berinjela, pepino, tomate, alface, alho, cebola, leite de soja, saquê, xarope de guaraná, missô, manteiga, margarina, requeijão, pimenta malagueta, caldo de carne, sopas em pó, shoyo, patê de azeitona e cebola em conserva

No congelador:
steak de peixe, salsicha, feijão pronto e frango temperado

Pontos positivos
Boa variedade de frutas, legumes e verduras, principalmente para quem mora sozinho, que muitas vezes não tem o hábito de cozinhar. Esta variedade contribui para que se alcancem as recomendações de consumo de vitaminas e minerais. Quanto mais variada e colorida for a alimentação maior a probabilidade de suprir as necessidades de vitaminas e minerais de que o organismo necessita. Por exemplo, o tomate e a laranja são ricos em vitamina C; o espinafre e o brócolis em folato; a acelga, a cenoura, a goiaba em vitamina A; a batata, a berinjela, o espinafre, a acelga em potássio. O feijão pronto congelado é excelente fonte de proteínas vegetais e fibras. Já estar pré-preparado facilita o preparo e o consumo. O frango temperado congelado é fonte de proteína de origem animal. E o fato de estar pré-preparado também facilita o consumo. O peito de peru é uma opção inteligente de frio, pois apresenta menor teor de gordura em comparação aos demais frios e embutidos.

Pontos negativos
Missô, caldo de carne, sopas em pó, shoyo, patê de azeitona, cebola em conserva e salsicha são alimentos com elevado teor de sódio (sal). A manteiga e margarina, de alto teor de gordura. Quanto ao saquê, cada grama de álcool fornece 7 kcal, o que faz com que as bebidas alcoólicas sejam altamente calóricas e não contribuem com nenhum nutriente importante. Devem ser consumidas com moderação. O steak de peixe é um peixe empanado que comumente é preparado frito.

Análise pelos grupos da pirâmide alimentar
Todos os grupos estão presentes. Vejamos:
• Grupo do arroz, pão, massa, batata e mandioca: batata e batata doce
• Grupo das frutas: manga, laranja e goiaba
•Grupo de legumes e verduras: acelga, brócolis, espinafre, cenoura, berinjela, pepino, tomate e alface
• Grupos dos feijões: feijão congelado

• Grupo de carnes e ovos: steak de peixe, salsicha, frango
• Grupo de leite, queijo e iogurte: leite e requeijão
• Grupo dos açúcares e doces e óleos e gorduras encontram-se naturalmente dentro dos demais grupos ou são adicionados na forma de preparo

Avaliação final
Esta geladeira demonstra uma alimentação bem diversificada e equilibrada. No entanto deve-se atentar a quantidade de sódio (sal) consumida pois vários alimentos apresentam teor elevado deste mineral.

Fabiana Caffaro, chef (Anita)
30 anos
Mora com o namorado
Não resiste a um espetinho de coração de galinha

Na geladeira:
cebola, alho, batata, ameixa, tomilho, louro, salada lavada, de rúcula e alface, bife de contra-filé, minisalsicha alemã, cerveja, pimenta com damasco, pimenta de bode amarela, sarapatel da sogra, água, suco de caju em caixinha, queijo gouda, vinho branco e tinto para cozinhar, geléia de pimenta, raiz fote, mostarda dijon, maionese, catchup, café

No congelador:
linguiça, pão, kibe de avestruz, torta pronta, sardinha, carne moída

Pontos positivos
Salada de rúculas e alface previamente lavadas. A presença de frutas (ameixa e limão), agua e suco de caixinha (o ideal seria natural, mas melhor a versão de caixinha do que os refrescos em pó). Há temperos diversos que permitem a variação de sabores dos pratos, além da possibilidade de reduzir o teor de sal das preparações. A sardinha é uma ótima fonte de ômega 3.

Pontos negativos
O bife de contra-filé é um dos cortes bovinos com maior teor de gordura aproximadamente 13g em 100g. O queijo gouda também tem alto teor de gordura, aproximadamente 28g em 100g. A minisalsicha/torta pronta são alimentos com elevado teor de sódio (sal). A maionese e a linguiça têm alto teor de gordura. Quanto às bebidas alcoólicas, vinhos e cerveja, cada grama de álcool fornece 7 kcal, o que faz com que as bebidas alcoólicas sejam altamente calóricas e não contribuem com nenhum nutriente importante. Devem ser consumidas com moderação.

Análise pelos grupos da pirâmide alimentar
• Alguns grupos alimentares estão deficientes, como das frutas e legumes, o que contribui para uma dieta com baixo teor de fibras, vitaminas e minerais.
• Também está deficiente em alimentos do grupo do leite, queijo e iogurte, o que contribui para uma dieta pobre em cálcio, mineral essencial para a saúde óssea.
• Já o grupo dos óleos e gorduras está em excesso, pois está presente na maionese, na torta pronta, na lingüiça, no contra-filé e no queijo amarelo.
• O grupo das carnes e ovos está bem variado (carne bovina, de avestruz, suína e peixe). No entanto, alguns destes cortes possuem elevado teor de gordura.

Avaliação final
Esta geladeira demonstra uma alimentação rica em gordura e pobre em fibras, vitaminas e minerais.